Universidade de São Paulo - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Universidade de São Paulo

Internacional

Intercâmbio

Estudante de Intercâmbio

A Universidade de São Paulo (USP) oferece vagas de intercâmbio para estudantes de universidades parceiras do mundo todo. Você pode se inscrever no programa de intercâmbio internacional se estiver regularmente matriculado em universidade que mantenha convênio de intercâmbio internacional com a USP.

Free Movers não são elegíveis para intercâmbio e não podem se candidatar por intermédio da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), escritório de relações internacionais central da USP. Se pretende se inscrever como Free Mover, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais Local do(a) respectivo(a) Faculdade/Escola/Instituto de seu interesse para verificar se você é elegível.

 A USP possui 8 campi, distribuídos pelo Estado de São Paulo:

• Campus de São Paulo Capital, subdivido em 04 diferentes locais:

1. Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira – Campus Butantã (ver localização);

2. São Paulo USP Leste (ver localização);

3. São Paulo Faculdade de Direito – Largo de São Francisco (ver localização);

4. São Paulo Quadrilátero da Saúde (ver localização);

• Bauru: (ver localização)

• Lorena (ver localização);

• Piracicaba (ver localização);

• Pirassununga (ver localização);

• Ribeirão Preto (ver localização);

• São Carlos (ver localização).

Caso você esteja se inscrevendo por intermédio de um de nossos Escritórios de Relações Internacionais Locais, sobretudo se há um acordo bilateral em nível departamental, você poderá receber instruções diferentes das descritas nesta página.

Você deverá entrar em contato com o Coordenador de Intercâmbio de sua instituição de origem a fim de se informar sobre os procedimentos de inscrição. Para ser elegível a uma vaga de intercâmbio, você precisará ser oficialmente nomeado por sua instituição. Mais informações para instituições (não) parceiras e estudantes candidatos a intercâmbio na USP estão disponíveis em nossa plataforma de nomeação inscrição Mundus.

 

Prazos para nomeação

Intercâmbio no 1º semestre (de fevereiro a junho): nomeação online de 1º de agosto a 05 de outubro.

Intercâmbio no 2º semestre (de agosto a dezembro): nomeação online de 1º de março a 05 de maio.

 

Prazos para submissão de inscrições

Intercâmbio no 1º semestre (de fevereiro a junho): submissão de inscrições de 1º de agosto a 15 de outubro.

Intercâmbio no 2º semestre (de agosto a dezembro): submissão de inscrições de 1º de março a 15 de maio.

O calendário acadêmico é disponibilizado anualmente na área pública do Sistema Mundus (menu à esquerda).

 

Antes de se inscrever

Ao escolher as disciplinas que você gostaria de cursar na USP, considere o número de créditos que se espera que estudantes acumulem durante um semestre. Antes de preencher seu Contrato de Estudos (Learning Agreement), leia atentamente as seções referentes ao Sistema de Créditos e à Equivalência de Créditos e Notas. Perceba que existem diferenças entre os níveis de graduação e pós-graduação. Mais ou menos créditos podem ser acumulados, contanto que o Contrato de Estudos seja devidamente aprovado pela instituição de origem.

 

Disciplinas

Muitas das disciplinas oferecidas na USP têm pré-requisitos que devem ser levados em consideração no ato da inscrição. As inscrições recebidas serão analisadas com base no Histórico Escolar e no Contrato de Estudos apresentados pelos candidatos a intercâmbio.

Uma lista completa de disciplinas está disponível no Catálogo de Cursos no Sistema Mundus (menu à esquerda).

 

Requisitos específicos e restrições

• A Escola Politécnica (EP) exige que candidatos a intercâmbio se inscrevam em disciplinas cujos créditos correspondam a um mínimo de 12 unidades;

• A Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto (FEARP) exige que candidatos a intercâmbio se inscrevam em disciplinas cujos créditos correspondam a um mínimo de 16 unidades;

• Estudantes de intercâmbio na área da saúde são proibidos por lei de realizar atividades práticas. Podem participar na condição de ouvintes e observadores somente, caso se aplique, contato que tenham autorização de antemão;

• A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (FAU) e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) recebem a cada semestre uma grande quantidade de inscrições e têm condições limitadas para admitir todos os candidatos a vaga de intercâmbio. É altamente recomendável que estudantes candidatos a vaga de intercâmbio na FAU e na FEA considerem a possibilidade de realizarem suas candidaturas para intercâmbio, alternativamente, em outras(os) faculdades/institutos da USP que ofereçam os mesmos cursos.

 

Documentos para inscrição

• Você precisará realizar o upload de todos os documentos como parte de sua inscrição online;

• Certifique-se de manter em sua posse os originais e cópias de todos os documentos para arquivo pessoal e possível referência futura. Após ser nomeado(a) como estudante de intercâmbio pelo(a) Coordenador(a) de Intercâmbio de sua instituição de origem, você receberá um e-mail contendo um link com instruções para completar sua inscrição.

As inscrições recebidas serão analisadas pela Aucani (USP International Office) e encaminhadas ao(s) Escritório(s) de Relações Internacionais Local(is) da(s) unidade(s) USP de acolhimento nos dias seguintes ao prazo final para submissão das inscrições. As inscrições serão objeto de análise individual em fluxo contínuo. Considere que a(o) faculdade/instituto que ficará incumbida(o) de todos os procedimentos acadêmicos e administrativos relacionados ao período anterior à mobilidade, ao período de intercâmbio, propriamente dito, e ao período posterior ao intercâmbio será aquela em que o(a) estudante cursar a maior parte das disciplinas escolhidas, caso o(a) estudante opte por frequentar disciplinas oferecidas por diferentes unidades de ensino da USP.

Juntamente com o formulário de inscrição, será necessário realizar o upload de cópias dos seguintes documentos:

1) Histórico Escolar (Transcripts of Records): serão aceitas versões em inglês, espanhol ou português, caso contrário, poderá ser aceita uma tradução simples ao português, acompanhada pela versão originalmente em outro idioma estrangeiro;

2) Contrato de Estudos (download de modelo obrigatório), assinado e carimbado por um(a) responsável acadêmico(a) com autoridade para aprovar o intercâmbio de seus estudantes no exterior (Learning Agreements), realizar nele quaisquer modificações excepcionais, quando necessárias, bem como garantir o reconhecimento das disciplinas cursadas na USP, em nome do órgão acadêmico responsável na instituição de ensino superior de origem do(a) estudante;

3) Passaporte (página contendo os dados pessoais), com validade vigente durante todo o período do intercâmbio previsto;

4) Foto no formato “.jpg” para confecção do cartão de estudante (50Kb de tamanho máximo);

5) Carta de Recomendação (de envio facultativo) emitida por uma autoridade acadêmica da instituição de origem (em português, inglês ou espanhol). Uma carta de uma página em que o(a) emissor(a) explique sua relação com o(a) estudante e recomende sua admissão.

 

Após a inscrição

Como a USP opera de forma fortemente descentralizada, após o aceite do(a) aluno(a) de intercâmbio, o Escritório de Relações Internacionais Local do(a) respectivo(a) Faculdade / Escola / Instituto responsável pela vida acadêmica e administrativa do(a) estudante, ou seja, a Unidade USP de Ensino em que a maioria das disciplinas escolhidas tiver sido aprovada, enviará a Carta de Aceite diretamente ao endereço informado no momento da nomeação pelo(a) Coordenador(a) de Intercâmbio, que também receberá uma cópia da carta por e-mail.

A Aucani (Escritório Central) não emite cartas de aceite.

 

Requisitos de Idioma

A maioria das disciplinas é oferecida em língua portuguesa. Portanto, o(a) candidato(a) ao programa de intercâmbio na USP deverá ter bons conhecimentos do idioma (no mínimo no nível B1, de acordo com o QECR) para frequentar as aulas. Não será exigido nenhum certificado específico de proficiência em português como língua estrangeira.

Para informações sobre a disponibilidade de disciplinas possivelmente oferecidas em língua inglesa, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais Local do(a) respectivo(a) Faculdade/Escola/Instituto de seu interesse.

Informações sobre Visto

Em caso de aceite para um período de intercâmbio na USP, o(a) estudante receberá uma Carta de Aceite diretamente da(o) Faculdade/Escola/Instituto anfitriã(o) responsável por seus assuntos acadêmicos e administrativos. Para a solicitação do tipo de visto de estudante apropriado (VITEM IV), é obrigatória a apresentação do documento original em uma das Representações Diplomáticas Brasileiras no exterior PT, EN ou ES.

Cidadãos do MERCOSUL podem solicitar matrícula na USP portando o Visto MERCOSUL. Entretanto, neste caso, não estarão aptos a receber bolsas de estudo oferecidas por quaisquer agências de fomento ou instituições brasileiras, caso se aplique. Caso seja concedida uma bolsa de estudos no âmbito de um programa brasileiro, o(a) estudante deverá solicitar o visto de estudante VITEM IV. A USP não matricula estudantes portando um visto de turista!

Mais informações estão disponíveis em http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/vistos

Seguro saúde

O(a) intercambista também deverá providenciar uma apólice de seguro saúde, ou equivalente, para matrícula após sua chegada. Estudantes devem contratar o seguro saúde em seus países de origem antes da viagem ao Brasil (a apólice deve cobrir o período integral de sua estadia no país). Estudantes internacionais poderão ter acesso ao sistema público de saúde apenas em casos de emergência.

Taxas

A USP é uma instituição pública estadual que aceita estudantes de intercâmbio sem quaisquer custos, exceto por alguns poucos cursos de verão, inverno e extensão (atualização, difusão, especialização, profissionalização, etc.) que, quando não gratuitos, são ofertados a custos reduzidos.

Registro Nacional Migratório

O extinto Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), documento de identidade para estadias de longo prazo, emitido após regularização na Polícia Federal, foi substituído pela Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM). Visitantes deverão efetuar o registro no Departamento de Polícia Federal do Brasil dentro de até 30 dias após a chegada ao país e solicitar seu CRNM – informação disponível apenas em português. Para maiores informações, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais Local do(a) respectivo(a) Faculdade/Escola/Instituto anfitriã(o) na USP.

Opções de acomodação e vida no campus

A USP não disponibiliza acomodação para estudantes de intercâmbio em nenhum de seus campi. A busca por acomodação deve ser realizada pelos próprios estudantes, de acordo com suas condições econômicas e interesses pessoais.

Para mais informações a respeito de alternativas para acomodação fora dos campi, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais Local de sua Faculdade/Escola/Instituto. Alternativamente, há algumas opções disponíveis em http://www.usp.br/internationaloffice/en/index.php/campus-life/housing

Recomenda-se a participação no Programa USP iFriends, cujo intuito é auxiliar na integração de estudantes internacionais na comunidade universitária, inclusive na busca por moradia.

A USP possui restaurantes universitários para todos os estudantes.

Diversos campi oferecerem transporte de ônibus gratuito. Maiores informações estão disponíveis no Manual dos Ingressantes.

Equipe de Mobilidade da Aucani

Para mais informações sobre intercâmbio na USP, entre em contato com o pessoal responsável pelo programa de intercâmbio com o país de sua instituição de ensino superior de origem:

África e Sul da Europamobility.area1@usp.br

América do Sul e Centralmobility.area2@usp.br

América do Norte, Caribe, Ásia e Oceaniamobility.area3@usp.br

Europa Oriental, Ocidental, do Norte e Centralmobility.area4@usp.br