Universidade de São Paulo - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Universidade de São Paulo

Incoming

Mobilidade

Estudante de Intercâmbio

Os estudantes matriculados em instituições estrangeiras podem frequentar as aulas na USP como estudantes de intercâmbio de graduação, obtendo-se assim créditos ou desenvolver pesquisas acadêmicas compatível com seus campos.

Caso a instituição que o estudante pertence não tenha um convênio acadêmico com a USP, ainda é possível candidatar-se a um intercâmbio na USP, mas dependerá da aprovação de cada Faculdade.

Ao término do intercâmbio o estudante receberá um histórico escolar das disciplinas cursadas na USP.


Como se inscrever?

A inscrição para o intercâmbio de estudantes de graduação é inteiramente online, através do nosso sistema de inscrição – o estudante ou o Escritório Internacional da instituição estrangeira não precisa enviar os documentos originais ou os documentos digitais por e-mail.

Os estudantes interessados em desenvolver parte de seus estudos de graduação da USP devem ser nomeados primeiramente por sua instituição de origem no Sistema Mundus.

Uma vez que a nomeação foi realizada pela universidade de origem, o aluno receberá um e-mail contendo um link e instruções para concluir sua inscrição.

As candidaturas apresentadas serão analisadas por esta Agência USP Internacional e encaminhadas para as Faculdades onde o estudante escolheu disciplinas para avaliação nos dias seguintes após o período de inscrição.

Caso a inscrição para o intercâmbio seja aprovada, a Faculdade vai enviar a carta de aceitação diretamente para o endereço informado na inscrição. No entanto, a Faculdade pode recusar a inscrição, de acordo com seus próprios critérios.

A instituição estrangeira pode acompanhar a aplicação dos seus alunos no mesmo Sistema Mundus onde eles foram nomeados.


Documentos exigidos

Uma cópia digital – e legível – dos seguintes documentos será necessária para a inscrição:

1. Carta de recomendação escrita por um professor da universidade de origem;
2. Contrato de Estudos (assinado e carimbado pela universidade de origem);
3. Histórico escolar oficial e sua tradução simples para o Português (assinada e carimbada pela universidade de origem);
4. Cópia da página do passaporte que contém os dados pessoais (deve ser válido para o período de intercâmbio na USP);
5. Uma foto em formato “.jpg” (tamanho 50Kb).


Períodos de inscrição

Intercâmbio no primeiro semestre (fevereiro-junho): inscrição online a partir de 01 de agosto até 15 de outubro.
Intercâmbio no 2º semestre (agosto-dezembro): inscrição online a partir de 01 de março até 05 de maio.


Cursos oferecidos e Restrições

Muitas disciplinas da USP têm exigências curriculares que precisam ser consideradas. Portanto, as solicitações serão analisadas tendo em conta o histórico escolar e o contrato de estudos dos estudantes. A lista completa de cursos pode ser encontrada aqui (ou aqui, no caso da Faculdade de Medicina/FM).

Não existe um número máximo de disciplinas para as quais os alunos podem se candidatar: turmas de diferentes cursos e em diferentes escolas podem ser escolhidas, uma vez aprovados pela universidade de origem.

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) recebem a cada semestre um grande número de inscrições. Portanto, inscrições para tais escolas serão analisadas em conformidade com os acordos acadêmicos existentes entre a USP e seus parceiros, bem entre os convênios acadêmicos diretos entre as respectivas faculdades. É altamente recomendável que os estudantes interessados em frequentar aulas de tais áreas verifiquem a possibilidade de escolher disciplinas em outros campi da USP.


Requisitos de Idioma

As aulas na USP são ministradas em Português. Portanto, o estudante deve ter um nível intermediário de Português a fim de frequentar as aulas. Não é necessário um certificado de proficiência na língua portuguesa.

Os estudantes de intercâmbio podem participar de um curso intensivo de Português oferecido pelo Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Centro de Línguas da FFLCH) no campus de São Paulo – Cidade Universitária. Para mais informações, visite http://clinguas.fflch.usp.br/ ou enviar uma mensagem para portcl@usp.br.


Como obter um visto de estudante

Uma vez que o estudante foi aceito para um período de intercâmbio na Universidade de São Paulo, o escritório internacional da Faculdade enviará a ele a carta de aceitação, necessária para o visto de estudante (Temporário IV) a ser solicitada na representação diplomática brasileira pelo estudante em seu país de origem.

Para concluir a inscrição, a universidade de origem do estudante deve enviar à USP o Visto do Estudante adequado e uma cópia do seguro-saúde. A Universidade não tem permissão para matricular estudantes com visto de turista!


Taxas

A USP é uma instituição pública estadual que recebe estudantes de intercâmbio, sem nenhum custo.


Alojamento

A USP não disponibiliza alojamento para estudantes de intercâmbio.

Mais informações:
Info Housing
USP iFriends


Equipe Mobilidade

Para mais informações sobre o intercâmbio na USP, envie um e-mail para o agente de Relações Internacionais responsável pela respectiva área:

África e Sul da Europa: mobility.area1@usp.br
América do Sul e Central: mobility.area2@usp.br
América do Norte, Caribe, Ásia e Oceania: mobility.area3@usp.br
Europa Oriental, Ocidental, do Norte e Central: mobility.area4@usp.br