GUERRA
Guerra e Paz em Debate

O mundo inteiro perde com uma possível guerra dos Estados Unidos contra o Iraque – inclusive o Brasil, que precisa da paz para ampliar mercados, e o povo norte-americano, já à beira da paranóia com tantos conflitos entre o Ocidente e o mundo islâmico. Atualmente, as forças políticas vivem o desafio de definir como construir o futuro, que deverá estar fundamentado ao mesmo tempo na cooperação e na competição entre as nações. “Competir é legítimo e cooperar é fundamental”, destaca o professor Braz José de Araujo, do Núcleo de Análise Interdisciplinar de Políticas e Estratégia (Naippe) da USP, que participou de um debate sobre a crise internacional na TV USP, também transmitido pela Rádio USP FM. O debate – reproduzido nesta edição do Jornal da USP – teve ainda a participação dos professores Guido Fernandes Soares, da Facul-dade de Direito, e Celso Luiz Martone, da Faculdade de Economia, Ad-ministração e Contabilidade (FEA). Nesta segunda-feira, dia 10, ao meio-dia, ocorrerá o ato “Um abraço ao relógio”, que deverá reunir alunos, professores e funcionários para um “abraço” à torre da Praça do Relógio, na Cidade Universitária, numa manifestação da USP contra a guerra no Iraque.
internacional>>


ARQUITETURA

O Brasil em cem edifícios históricos

Cem dos mais de 1.500 edifícios brasileiros tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional no decorrer do século 20 estão no livro O patrimônio construído, lançado em fevereiro pela Editora Capivara. Nas fotos de Cristiano Mascaro a arquitetura e a natureza se fundem, valorizando detalhes, cores e a ação do tempo, e os leitores são convidados a uma viagem cultural pelo Brasil dos séculos 16 a 20, para apreciar, de norte a sul, antigas fortalezas, igrejas, teatros, o Palácio do Congresso em Brasília e o Engenho dos Erasmos, em Santos, preservado com a participação da USP. especial>>

 

Boa notícia para os diabéticos

Uma paciente baiana com diabetes do tipo 1, o mais agressivo, foi submetida no final do ano passado, no Hospital Albert Einstein, ao primeiro transplante de ilhotas pancreáticas da América do Sul. As ilhotas são estruturas produzidas no pâncreas e contêm células beta, responsáveis pela produção de insulina. A adoção da nova técnica no Brasil decorrreu de pesquisas realizadas na USP desde 1994 pela bioquímica Mari Cleide Sogayar e pelo diabetologista Freddy Golberg Eliaschewitz, que também se utilizaram de estudos canadenses e norte-americanos. A paciente baiana passa bem, mas não está totalmente curada, passou por outro transplante em fevereiro e enfrentará mais um este mês. O programa prevê 18 transplantes nos próximos três anos. universidade>

 


VAMOS
em DESTAQUE
Para recepcionar os calouros
Além de trazer o que está em cartaz nos museus da USP, esta edição destaca a programação do Cinusp, que neste mês exibe filmes clássicos e ainda do Teatro Laboratório da ECA, que apresenta uma peça baseada na história de Fausto.
Roteiro de cursos
Um roteiro de cursos, com destaque para o 1o Congresso Interdisciplinar de Dor da USP, que será realizado em abril, e ainda para o workshop sobre bibliotecas digitais.
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]