ZONA LESTE
Universidade chega à zona leste

O governador Geraldo Alckmin deverá anunciar oficialmente nesta terça-feira (18) a doação à Universidade de São Paulo de uma área no Parque Ecológico do Tietê para a instalação do campus da zona leste. Está previsto para breve, em data ainda não confirmada, o lançamento no local da pedra fundamental de um prédio de 40 mil metros quadrados que dará início à expansão da USP na capital. Recursos da ordem de R$ 5 milhões já estão assegurados. De acordo com a professora Myriam Krasilchik, presidente da comissão responsável pelo projeto, a proposta é que o novo campus comece a funcionar no segundo semestre do ano que vem, coincidindo com o 70o. aniversário da USP e os 450 anos da cidade de São Paulo. Inicialmente, haverá mil vagas distribuídas pelos períodos diurno e noturno. Uma outra unidade da Universidade está prevista para o Vale do Paraíba, com a transferência para a USP da Faculdade de Engenharia Química de Lorena. O projeto está na fase de detalhamento.
universidade>>
 


ORIENTE MÉDIO

Um abraço contra a guerra

A USP realizou na semana passada um momento de manifestação pela paz. Na segunda-feira, dia 10, ao meio-dia, dezenas de pessoas deram as mãos e envolveram a torre da Praça do Relógio, na Cidade Universitária, num “abraço” à torre em protesto contra a guerra ao Iraque, pretendida pelos Estados Unidos e inicialmente marcada para começar esta semana. Idealizada pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e promovida pela Associação dos Alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (AAUATI), a manifestação uniu a comunidade USP aos milhões de cidadãos que, em todo o mundo, saíram às ruas com o mesmo objetivo – mostrar seu desacordo com a política belicista da Casa Branca. No Instituto de Física da USP, o professor Mahir Saléh Hussein – nascido em Bagdá e especializado em física nuclear nos Estados Unidos — acompanha com apreensão o conflito no Oriente Médio. Para ele, que não apóia Saddam, a guerra dos Estados Unidos ao Iraque é imoral, porque os motivos alegados não têm fundamento. Trata-se mesmo de guerra de conquista à moda antiga, do tempo em que a ONU ainda não existia, diz. internacional>>

 

Propostas da USP para a TV digital

Uma ampla política pública que integre vários Ministérios poderá fazer com que o Brasil disponha, a médio prazo, dos benefícios da TV digital – uma tecnologia que, ao invés de sinais analógicos, como ocorre hoje, capta sinais transmitidos na forma digital, permitindo acessar a Internet através dos aparelhos de televisão, por exemplo. “É a grande oportunidade de promover a inclusão social através da inclusão digital”, afirma o professor Marcelo Zuffo, da Escola Politécnica da USP, que faz sugestões para políticas públicas na área da TV digital num documento finalizado na semana passada. Segundo Zuffo, com planejamento correto seria possível oferecer um terminal de acesso – um aparelho que converte o televisor analógico em digital – por pouco mais de R$ 100,00. nacional>

 
 

A busca de Nava por si mesmo

Beira-mar, o quarto volume das memórias do escritor mineiro Pedro Nava – que terá seu centenário de nascimento comemorado no dia 5 de junho –, acaba de ser relançado pelas Editoras Ateliê e Giordano. O livro é parte da monumental obra de Nava, considerada por Carlos Drummond de Andrade como o que de melhor já se produziu na memorialística em língua portuguesa. Médico bem-sucedido, pioneiro na área da reumatologia no Brasil, o escritor buscava nas reminiscências familiares uma forma de encontrar o próprio ser. especial>

 


VAMOS
em DESTAQUE
Espetáculo teatral
Estréia nesta terça no Centro Cultural São Paulo a nova montagem da Cia. dos Gansos, grupo teatral formado na ECA/USP. A peça é uma crítica à sociedade capitalista, retratando relacionamentos superficiais da classe média e utilizando os sete pecados capitais.
Seminário de cinema
Estão abertas as inscrições para dois seminários promovidos pelo Cinusp. O primeiro, de Roteiro Audiovisual, traz, além de aulas e exibição de filmes, palestras de diretores e roteiristas reno-mados, e o segundo analisa as relações entre cinema e história.
Cursos e oficinas
Entre os temas dos cursos desta edição, estão Pluralidade das religiões no Brasil, Clássicos da literatura universal e Gênero e educação, além de Arte e política no Brasil, com Tadeu Chiarelli. Há ainda oficinas de peças teatrais alemãs.
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]