GENÉTICA
Genoma humano, um projeto polêmico


A comunidade científica mundial comemora sem ressalvas os 50 anos do modelo proposto por James Watson e Francis Crick para a estrutura helicoidal do DNA, mas a unanimidade deixa de existir quando se trata do Projeto Genoma Humano, que se propôs seqüenciar os milhares de genes responsáveis pelas características humanas. Em exposição realizada no Instituto de Biociências da USP, no final de abril, o geneticista Crodowaldo Pavan disse, diante de 200 estudantes, pesquisadores e curiosos, que o seqüenciamento do genoma, sem o necessário conhecimento do funcionamento individual dos genes, é inoportuno, perda de tempo e de recursos. Pavan não é contra o projeto, mas entende que só daqui a dez ou 20 anos poderá ter alguma valia. De acordo com o Professor Emérito da USP, cientistas da África do Sul e dos Estados Unidos também concordam que o estudo dos genes deveria ter prioridade sobre o megaprojeto concluído este ano.
especial>>



CIDADANIA

Mapa social orienta atuação da Prefeitura

TSão Paulo terá a partir de junho um mapa da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes no Município. Os primeiros resultados do levantamento, encomendado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura ao Centro de Estudos da Metrópole (CEM), mostram que os bairros mais vulneráveis localizam-se em áreas de proteção ambiental ou nos limites do Município, como Jardim Ângela, Grajaú, Pedreira, Campo Limpo, Sapopemba e Brasilândia. Com base no estudo, a Prefeitura articulará um plano de assistência a esse “mar de pobreza e de exclusão”. pesquisa>>

 

 

Alíquotas iguais, mas compensadas

A uniformização das alíquotas do ICMS, contida na proposta de reforma tributária apresentada pelo governo ao Congresso Nacional, representa grande avanço no combate à evasão fiscal provocada pelo “turismo de produtos”. A opinião é de um professor da Escola Politécnica da USP, Hugo Yoshizaki, que estudou o assunto para conquistar o título de livre-docente. Mas ele adverte que as alíquotas só podem ser iguais se houver um esquema justo de compensação para os Estados menos industrializados que compram produtos dos mais industrializados. Isso se a cobrança do ICMS for na origem. nacional>

 

 

Edusp vai à Bienal do Rio com novos títulos

A Editora da USP (Edusp) participa da 18a Bienal Internacional do Rio, aberta até o dia 25, com 12 novos títulos nas áreas de estudos literários, artes, história, ciências exatas e sociologia. “Os temas que estamos lançando revelam a diversidade da Edusp”, afirma o diretor presidente Plinio Martins Filho, lembrando que o catálogo da editora inclui aproximadamente 800 títulos. cultura>

 


VAMOS
em DESTAQUE
Teatro experimental
Em Frio 36 e meio oC, dirigida por Arthur Belloni, são os personagens que representam atores. A peça mostra a encenação de uma outra peça, através de muita gestualidade, dança e poucas falas. Estréia neste sábado, no Teatro Laboratório da ECA.
   
Feira de geologia e fotografias
O Instituto de Geociências organiza a primeira feira empresarial de geologia, que, além dos estandes, traz palestras e minicursos. E em toda a cidade, ainda há variadas mostras de fotógrafos em comemoração ao Mês Internacional da Fotografia.
   
Literatura e Artes
Para saber mais sobre poesia, o Centro Universitário Maria Antonia oferece um curso baseado em Drummond. A revista Teresa (FFLCH/USP) homenageia o escritor alagoano Jorge de Lima e o primeiro exemplar da Número é dedicado ao circuito alternativo das artes.
   
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]