Saem fumo e álcool. Entra multa


Infrações de trânsito, consumo de álcool, uso de fumo e organização de festas são assuntos da administração comuns a todas as unidades da USP, que pedem tratamento também coordenado. Os prefeitos dos campi da capital e do interior, diretores de unidades, de institutos e dos órgãos centrais, mais o procurador-chefe da Universidade, reuniram-se no início da semana passada na Prefeitura da Cidade Universitária para discutir esses temas polêmicos e encaminhar propostas ao reitor, a fim de que se tornem normas. De acordo com o professor Wanderley Messias da Costa, prefeito do campus da capital, as administrações deverão zelar pelo cumprimento das leis (federal, estadual e municipal) que vetam o fumo em ambientes coletivos fechados, coibir o uso e o comércio de bebidas alcoólicas e dar apoio à organização de festas pelos estudantes, de tal modo que se evitem bebidas com alto teor de álcool, superlotação e violência. Quanto ao trânsito, Messias da Costa promete implantar no campus sistema viário completo, com semáforos, lombadas eletrônicas, fiscalização e punição das infrações com multa.
universidade>>

 







Queda-de-braço na saúde


Conselhos de classes da área da saúde (psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos e outros) unem-se contra o projeto de lei em tramitação no Senado que pretende dar base legal à proibição de atuação de não-médicos em funções consideradas privativas da medicina. Alegam que a regulamentação é um retrocesso porque transformaria muitas profissões da área da saúde em ramos inferiores. Independente da polêmica, simpósio promovido pela Faculdade de Medicina da USP, dia 30, reuniu especialistas do Brasil e da China em busca de parcerias.
universidade>>




É aqui e assim que se faz arte


Obras de arte costumam ser vistas em exposições, galerias, museus. Mas poucas pessoas têm acesso ao dia-a-dia dos artistas e a seus ateliês – um mundo de tintas, pincéis, esboços e objetos de estimação. Os jornalistas Leila Kiyomura e Bruno Giovannetti conversaram com dez pintores, ouviram suas histórias, documentaram os locais de trabalho e puseram tudo isso – texto e fotos – no livro Ateliês Brasil – Artistas contemporâneos na cidade de São Paulo.especial>>






Cultura faz auto-avaliação


A Universidade vem estreitando cada vez mais os vínculos com a sociedade no âmbito das atividades de cultura e extensão. Agora chegou a hora de fazer um balanço dessa atuação, que atinge milhares de pessoas todos os anos. Esse será o tema do seminário que a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária realiza nos dias 20 e 21, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária. universidade>>

 


VAMOS
em DESTAQUE
Programa Vai

A partir de 18 de outubro até 16 de novembro estão abertas as inscrições para o programa Vai – Valorização de Iniciativas Culturais, promovido pelo Fórum Intermunicipal de Cultura (FIC).

 
Prêmio literário

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, que tem como objetivo premiar textos literários na categoria romance.

 
Monografias para universitários

Em 1984 foi assinado o Pacto Constitutivo da Aliança Democrática, o documento Compromisso com a Nação, que marcou o retorno da democracia no País.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]