Oficina de Rádio
Recursos de Áudio na WEB

Botões de controle Página Anterior Página Inicial Próxima Página

icone radioPodcast nº 01

Me encantou (Eziquiel) a possibilidade de poder gravar um programa falando sobre Informática e Software Livre aplicados a Educação, e nessa fascinação gravei o primeiro programa. O número de comentários recebidos me chamaram a atenção, entre eles uma chamada ao fato de ter utilizado músicas comercias e uma citação a CREATIVE COMMONS, que não sabia o que era.

Mesmo não sabendo o que era exatamente Creative Commons, esta idéia já estava nas ações do EscolaBR, pois, um de nossos principais objetivos é o compartilhar, tornando possível o uso de pesquisas e descobertas em Tecnologia Educacional ao maior número possível de alunos e professores da rede pública de forma gratuita.

Em inglês, Commons significa terras comuns, significado este que expressa nossa missão enquanto educadores, ter espaços comuns de descoberta e aprendizagem, Creative Commons é uma licença que permite o uso e divulgação de produções por todo mundo, a liberdade criativa, o acesso ao conhecimento, ao diálogo e à transformação da cultura, são incentivados neste espaço, nesta terra virtual, agora mais uma de nossas comunidades, pois, quando colaboramos pela interação somos eternos aprendizes e educadores. (CREATIVE COMMONS)

Meus+seus = Nossos Direitos

Compartilhar, colaborar, dividir mesmos espaços, não significa se anular enquanto ser humano pensante e produtor de conhecimento. O produzir colaborativamente nos leva a descobrir e produzir juntos, mas cada qual com seus direitos e deveres no processo de pesquisa.

O estudo sobre PodCasts tornou mais claro em nós que mesmo quando produzimos algo colaborativamente, os direitos morais que permeiam os pesquisadores e idealizadores iniciais de cada possível "nova descoberta e aplicação" deve ser garantido, pois não estamos mais silentes, como simples receptores de informação, somos agora professores e alunos produtores de informação, descobertas e aprendizagens através da mídia.

No trabalho desenvolvido com os alunos, principalmente nas Oficinas que desenvolvemos nos Projetos Sintonize! e no Blogando Com Ciência, percebemos que a produção de PosCasts abre caminhos para o estudo e discussão das questões dos direitos autorais e morais, bem como do desenvolvimento de nossa postura e ética frente a um trabalho colaborativo.

Logo, podemos e temos que produzir um PodSeguro, ou seja, um Podsafe, que são os PodCasts que não ferem a lei dos direitos autorais, que são criados com a preocupação de assegurar todos os direitos dos reais produtores. Existem muitas músicas e produções sonoras que possuem licenças alternativas ao copyright permitindo a sua execução sem precisar de autorização formal do autor, em alguns casos podendo até alterar a música, claro que sempre citando o autor.

Alguns podcasters, como são chamados os produtores de Podcast, utilizam em seus programas músicas com essas licenças, em alguns casos programas inteiros são dedicados ao tema, uma forma de divulgar essas produções que nem sempre conseguem acesso aos espaços formais e institucionais de divulgação.