Autores: Rodrigo Calabrich Campos e Eduardo A. Haddad
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo avaliar os impactos do Sistema Viário Oeste (SVO) sobre a distribuição espacial da atividade econômica. O SVO se configura como um importante elemento de integração regional ao propor uma nova ligação rodoviária entre Salvador e as principais rodovias do Estado da Bahia (BR-101 e BR-116). A metodologia empregada na investigação integra um modelo inter-regional de equilíbrio geral computável desenvolvido especialmente para análises de impacto no Estado da Bahia a rede rodoviária georreferenciada do Plano Nacional de Logística e Transportes. Duas simulações são desenvolvidas, considerando hipóteses associadas ao curto e ao longo prazo. Os impactos sobre a atividade se mostram fortemente heterogêneos e observamos que: (i) as variações na atividade são sensivelmente mais intensas no Estado da Bahia quando comparadas às variações observadas nas demais regiões brasileiras, resultado este que é amplificado no longo prazo e (ii) no estado da Bahia as regiões Sul, Centro-Sul e na Mesorregião Metropolitana de Salvador são mais intensamente beneficiadas pelo SVO. Estes ganhos ocorrem em detrimento das regiões localizadas no norte e no nordeste do estado, que apresentam acréscimos menos expressivos ou até decrescimento na atividade econômica.
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