english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Estudo sobre o Impacto da Expansão das Universidades Federais no Brasil

Resumo

Dado o recente quadro de expansão da rede de universidades públicas federais, no qual se destaca a construção de novos campi em diversos municípios brasileiros, este trabalho se propõe a estimar o impacto regional de curto prazo desta expansão. Para tanto, primeiramente utiliza-se a abordagem de Insumo-Produto através da matriz de insumo-produto microrregionalizada. Aplicando-se a expansão de gastos públicos com universidades federais como choque no setor Educação Pública, constata-se, para o período de 2004 a 2010, um efeito total de R$ 19,9 bilhões sobre valor bruto da produção e R$ 11,5 bilhões sobre valor adicionado, que representa 0,39% sobre o PIB nacional e um efeito médio anual de R$ 1,9 bilhão. Com relação a pessoal ocupado, há um efeito de 467 mil pessoas ocupadas. No nível local, constata-se que as microrregiões menores economicamente, e que receberam campi universitários, apresentam os maiores impactos relativos. Com relação à segunda abordagem da questão, entende-se a expansão pela implantação de novos campi universitários federais como um tratamento de política pública, que tem impacto no curto prazo sobre a renda domiciliar per capita local. Desta forma, estima-se econometricamente um efeito do tratamento sobre os tratados, com base no método de Diferenças em Diferenças com Pareamento por Escore de Propensão. Os resultados indicam um efeito positivo no período de 2000 a 2010 por volta de 3,3% sobre a renda domiciliar per capita municipal, com o grupo de municípios com até 65 mil habitantes apresentando o maior efeito do tratamento, com valor de 5,2% sobre a renda. Apesar dos resultados destas duas abordagens não serem diretamente comparáveis, o efeito médio anualizado do tratamento é de 0,16% sobre o PIB per capita microrregional, segundo o método de Insumo-Produto, e de 0,27% sobre a renda domiciliar per capita das microrregiões tratadas, através do método econométrico. Em complemento à segunda abordagem e entendendo-se que a implantação de um novo campus pode trazer benefícios políticos futuros aos governantes locais, estima-se também o efeito político do tratamento sobre os municípios tratados. Os resultados indicam efeitos de 27% e 10% sobre a probabilidade de eleição em 2008 de partido pertencente à coligação política vencedora das eleições de 2004 e sobre a probabilidade de reeleição em 2008 do partido político do prefeito, respectivamente. Os resultados apontam para um efeito político superior ao efeito sobre a renda local, no curto prazo, beneficiando os grupos políticos estabelecidos no poder municipal.

Autor: Henrique Eduardo Ferreira Vinhais
Orientador: Joaquim Jose Martins Guilhoto
Ano: 2013

link para download da tese