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Estratégia e Lobby: Uma Análise da Interação entre Grupos Econômicos e Contribuições de Campanha

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar o impacto das contribuições de campanha sobre o valor dos contratos com o setor público federal obtidos pelos doadores. Além disso, busca-se incorporar à discussão de lobby uma contribuição original: analisar a interação entre empresas ao realizar as contribuições de campanha a candidatos a cargos federais. Para tanto, propõe-se a união entre duas literaturas, em princípio, isoladas. Por um lado, a literatura teórica e empírica que analisa os benefícios recebidos por empresas que realizam contribuições de campanha. Por outro lado, uma ampla literatura de econometria espacial que tem se dedicado a explorar como unidades observadas se influenciam. As matrizes de vizinhança espacial, que caracterizam exogenamente a relação entre unidades observadas, são especificadas em nível setorial: duas empresas são consideradas vizinhas se operam no mesmo setor de atividade (principal e/ou secundários). Como variável dependente, utilizase o valor dos contratos com o setor público federal após as eleições, para cada empresa, obtido no Portal da Transparência do Governo Federal. As contribuições de campanha para candidatos a cargos federais (para diferentes filiações partidárias e resultado nas eleições) são obtidas, para as eleições de 2006, na base de dados do TSE. Além do valor defasado dos contratos, outras variáveis de controle e códigos dos setores de atividade econômica provêm da RAIS. Utiliza-se um método de matching baseado no propensity score para selecionar a amostra de empresas: para cada empresa doadora, seleciona-se uma não doadora similar em termos de características observáveis. Os resultados do modelo base indicam um impacto total das contribuições de campanha sobre o valor dos contratos bem superior ao que seria estimado por métodos convencionais, devido principalmente à magnitude relativamente maior das contribuições realizadas por empresas vizinhas. A estimação por MQO revela impacto marginal de até 0,03% das contribuições de campanha sobre o valor dos contratos com o setor público federal após as eleições. Por sua vez, o impacto marginal estimado via SDM chega a 0,95%, quando consideradas contribuições a candidatos a cargos federais vitoriosos nas eleições de 2006. Portanto, a interação entre empresas responde pela maior parte dos benefícios provenientes das contribuições de campanha.

Autor: Lucas Squarize Chagas
Orientador: Eduardo Amaral Haddad
Ano: 2014

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