english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Novo TD NEREUS disponível: “Demanda por Transporte na Região Metropolitana de São Paulo e Política de Pedágio Urbano para Redução de Congestionamento”

Autores: Tainá Souza Pacheco e André Luis Squarize Chagas

Resumo. A Região Metropolitana de São Paulo vem sofrendo, já há algum tempo, com enormes congestionamentos e os problemas gerados por eles, como poluição do ar e sonora e perdas de produtividade. As políticas para solucionar o problema a partir de sua causa, a não internalização de custos externos pelo usuário do automóvel, sempre foram muito tímidas. Uma política de pedágio urbano faz com que os usuários internalizem o custo gerado por eles para a sociedade, além de gerar receitas para investimento no sistema de transporte da cidade. Este trabalho tem como objetivo estimar a demanda de diferentes modais de transporte na Região Metropolitana de São Paulo e entender qual a variação a partir da implantação de um pedágio urbano no centro expandido da cidade para os automóveis. Para tanto será usado o modelo mixed logit de resposta multinominal, com base os dados da Pesquisa Origem e Destino de 2007, tendo como variável dependente o modal escolhido na viagem. A simulação consistiu em impor um pedágio urbano como tarifa adicional para viagens feitas por automóveis dentro ou que passassem pela área de restrição. Os resultados sugerem que o pedágio urbano tem um impacto positivo na redução do total de viagens com automóveis, aumentando a demanda por viagens com outros modais, especialmente o transporte público e o transporte não motorizado.

Clique aqui para fazer o download

 


© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site