english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Avaliação dos Impactos Econômicos de Investimentos em Rodovias sob Diferentes Alternativas de Financiamento

Resumo

Este trabalho busca explorar a questão do financiamento da infraestrutura rodoviária, analisando o impacto de se financiar um projeto de melhorias em uma rodovia por meio da cobrança de pedágios vis-à-vis seu financiamento pelo incremento da alíquota do imposto sobre os salários ou do imposto sobre as vendas do setor de transportes. Utilizando um modelo de transportes sequencialmente integrado a um modelo inter-regional de equilíbrio geral computável foram simuladas as alternativas de financiamento de investimentos na rodovia BR-040, rodovia recém concedida pelo Governo Federal que figurou como estudo de caso para a presente pesquisa. Os resultados indicam que a escolha da alternativa de financiamento é relevante para os impactos regionalmente distribuídos do projeto, sendo determinante na definição das regiões beneficiadas pelas melhorias. Sob a perspectiva dos impactos agregados do país, a situação que apresenta o maior impacto no crescimento do PIB nacional é o investimento financiado pelo próprio usuário da rodovia por meio do pagamento de pedágios. Sob a perspectiva regional, percebe-se uma clara área de influência da rodovia que se beneficia de suas melhorias e, quando os custos para a execução de tais melhorias são compartilhados por todo o país por meio de uma elevação tributária, acentuam-se ainda mais os benefícios observados nessas regiões.

Autor: Tales Rozenfeld
Orientador: Eduardo Amaral Haddad
Ano: 2016

link para download da tese