english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Ariaster Chimeli é o entrevistado do mês do Instituto Escolhas

Falta treinamento objetivo e quantitativo na área de economia do meio ambiente no Brasil

Economia e meio ambiente são dois temas que possuem conexão. Para Ariaster Chimeli, professor-doutor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), o ponto de partida para entender a ligação entre os temas está nos ganhos e sacrifícios que fazemos. “Ao fazermos nossas escolhas de produção e consumo, geramos um impacto sobre o meio ambiente que, por sua vez, afeta o nosso bem-estar.” Para o economista, esta é uma área com muito espaço de crescimento no país. “Vindo de um professor e pesquisador de economia do meio ambiente, o diagnóstico da necessidade de promover o treinamento de estudantes soa como advogar em causa própria, mas contrastando o caso brasileiro e o norte-americano estou convicto de que o treinamento objetivo e quantitativo na área é uma carência que ainda existe no Brasil.”

Segundo Chimeli, a Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente, do Instituto Escolhas, ao dar bolsas de estudo na área, está colaborando para diminuir essa lacuna. O próximo lançamento, pela Cátedra, de um Hub de Estudos em Economia e Meio Ambiente também tem, para o professor, um grande potencial de contribuir para as atividades de estudantes e pesquisadores. “Essa iniciativa pode facilitar a pesquisa através de acesso simplificado à informação e sinalização de temas de interesse na comunidade de economistas”, disse.

Confira aqui a entrevista completa!

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site