english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Programa Nereides vai a Angola

O Prof. Eduardo Haddad desembarcará em Angola no próximo mês, onde conduzirá um workshop sobre Modelos de Economia Regional Aplicados a Angola, concebido no contexto das atividades do Programa Nereides planejadas para 2019.

Dentro do espírito do Nereides, o principal objetivo do workshop será instrumentalizar os participantes para a análise de problemas econômicos regionais. A programação do evento contempla a apresentação de métodos específicos (análise de dados espaciais e modelos de insumo-produto) e sua aplicação utilizando informações para Angola. Segundo o Prof. Haddad, que será acompanhado pelo Prof. Fernando Perobelli, pesquisador associado ao Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP (NEREUS), “a utilização de dados para a realidade local permitirá que os participantes se apropriem mais efetivamente das ferramentas disponibilizadas”.

Um estudo recém concluído pelo Prof. Haddad, com a colaboração do pós-doutorando Inácio Araújo e  do Prof. Perobelli, estimou o primeiro sistema inter-regional de insumo-produto para Angola, para o ano de 2012, incorporando, em um contexto sistêmico, as 18 Províncias do país. Esta abordagem, inédita para Angola, proporcionará as bases para um melhor entendimento de sua estrutura de relações econômicas, trazendo benefícios para o planejamento regional no país. Os exercícios propostos durante o workshop terão como objetivo avaliar características das estruturas de ligações setoriais e espaciais da economia angolana a partir de uma visão integrada das economias regionais associadas aos territórios das Províncias. Além disso, com base em informações oficiais e estimativas próprias, os pesquisadores do NEREUS prepararam um banco de dados georreferenciados com mais de 80 variáveis por Província, incluindo as seguintes dimensões: (i) população, (ii) educação, (iii) emprego, (iv) estrutura setorial do emprego, (v) acesso à infraestrutura, (vii) produção setorial, e (viii) agregados macroeconômicos regionais.

Com o apoio da Regional Science Association International (RSAI), o workshop  conta com a organização do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Huambo da Faculdade de Economia da Universidade José Eduardo dos Santos e da Fundação Eduardo dos Santos (FESA).

A missão acadêmica em Angola incluirá também uma participação especial na conferência sobre Os Desafios da Educação para o Desenvolvimento de Infraestruturas, Governança e Sustentabilidade Ambiental nos Países em Desenvolvimento, que ocorrerá após o workshop, nos dias 6 e 7 de junho de 2019, no ISCED do Huambo. Na ocasião, o Prof. Eduardo Haddad proferirá palestra em sessão plenária intitulada Relações Estruturais da Economia Angolana: Uma Abordagem de Insumo-Produto Inter-regional. “Será uma oportunidade para ilustrar o potencial de utilização da matriz de insumo-produto que desenvolvemos para Angola, a partir de nossa experiência no Brasil e em outros países. Espero poder estimular pesquisadores locais a desenvolverem a área de Ciência Regional no país”, revela o professor.

Finalmente, como parte da filosofia do Programa Nereides que vislumbra a visita dos voluntários do NEREUS a experiências de desenvolvimento local nas regiões que recebem os eventos, a chegada a Huambo levará dois dias após o desembarque no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda. O trajeto de Luanda a Huambo, a ser percorrido de carro, passará pelas Províncias de Bengo, Cuanza Sul e Benguela, com paradas estratégicas para que os pesquisadores possam conhecer algumas das experiências de interiorização da atividade econômica em Angola.

Todas as informações sobre o workshop, incluindo o acesso aos bancos de dados desenvolvidos especialmente para o evento, podem ser acessadas aqui.

Edições Anteriores do Programa Nereides:

1. Teresina, PI, Brasil (18 a 20 de julho de 2017) – Métodos de Análise Regional e Inter-regional

2. Rabat, Marrocos (10 a 13 de outubro de 2017) – Multi-regional Economic Modeling: Applications for Morocco

3. Casablanca, Marrocos (23 a 26 de abril de 2018) – Regional Economics

4. Ponta Porã, MS, Brasil (13 e 14 de junho de 2018) – Métodos de Análise Regional e Inter-regional

5. Viña del Mar, Chile (3 a 5 de dezembro de 2018) – International Workshop on General Equilibrium Modeling: Applications for the Chilean Economy

6. Sorocaba, SP, Brasil (21 de fevereiro de 2019) – Workshop em Economia Aplicada

7. Benguerir, Marrocos (1 a 4 de abril de 2019) – Regional Economics

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site