english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Próximo Nereides será na Colômbia

A próxima edição do Programa Nereides ocorrerá nos dias 22 e 23 de julho em Cali, na Colômbia. O evento está sendo organizado por docentes da Facultad de Comunicación y Ciencias Sociales de la Universidad Autonoma de Occidente.

O desenho desta edição terá uma novidade. Durante os dois dias do workshop “Datos Espaciales y Análisis Factorial”, os professores Eduardo Haddad e Vinícius Vale ministrarão um minicurso focado na apresentação de métodos visando à solução de um problema previamente delineado pelos organizadores: calcular o potencial de desenvolvimento dos municípios da Região do Pacífico Colombiano (RPC) e, a partir dos resultados, construir tipologias que permitam delimitar áreas econômicas deprimidas e desenvolvidas para auxiliar no desenho de políticas de desenvolvimento local. Este processo interativo faz parte de um projeto mais amplo, liderado pela professora Elizabeth Aponte-Jaramillo, do Departamento de Ciencias Sociales y Económicas, e desenvolvido em colaboração com docentes vinculados ao Grupo de Investigación Economía y Desarrollo (GIED) na Universidad Autonoma de Occidente.

O projeto de pesquisa “Estrategia Integral para el Desarollo de la Competitividad Territorial de la Región Pacífico de Colombia” leva em consideração aspectos relacionados a spillovers espaciais do desenvolvimento e busca analisar características econômicas, sociais, culturais, ambientais e institucionais dos municípios que compõem a RPC, tendo como principal foco o desenvolvimento da competitividade territorial sistêmica.

O apoio do NEREUS virá não apenas da instrumentalização dos participantes durante o evento para a análise de problemas econômicos regionais, mas também do desenvolvimento de um “Índice Multidimensional de Potencial de Desenvolvimento Municipal” aplicado para a região, que contou também com a contribuição inestimável do pós-doutorando do NEREUS, Inácio Araújo.

O programa do evento pode ser acessado aqui

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site