english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Cidade do México receberá a próxima edição do Nereides

O Professor Eduardo Haddad e o pós-doutorando Inácio Araújo desembarcam no México na próxima segunda-feira, dia 20 de janeiro, onde ministrarão aulas no workshop “Multi-regional Economic Modeling: Applications for Mexico”. O evento, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de janeiro nas instalações do Centro de Investigación y Docencia Económicas (CIDE), terá como foco a instrumentalização dos participantes na utilização de modelos aplicados de equilíbrio geral.

O objetivo principal do workshop é proporcionar aos alunos um instrumental analítico para ser utilizado na avaliação de políticas econômicas. Em particular, a ênfase do treinamento de dois dias será na conceituação teórica e na implementação do modelo BMMX, modelo inter-regional de equilíbrio geral computável para o México desenvolvido pelos pesquisadores do NEREUS em parceria com pesquisadores mexicanos do Instituto de Investigaciones en Medio Ambiente Xavier Gorostiaga, S.J. e do Centro ITAM de Energía y Recursos Naturales.

A missão acadêmica ainda prevê encontros com pesquisadores da UNAM nos dias 20 e 21 de janeiro. A agenda inclui uma reunião de trabalho com integrantes do grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Mario Ordaz Schroeder, do Instituto de Ingenería da UNAM, para dar continuidade ao desenvolvimento de modelos integrados para avaliação de impactos econômicos de riscos sísmicos no Chile e no México, o que tem possibilitado o entendimento e desenho de estratégias de modelagem para a avaliação de impactos naturais associados a mudanças climáticas naqueles países. Esta parceria tem sido fundamental para o desenvolvimento da tese de doutorado do aluno da UNAM José Antonio León Torres, bem como para o projeto de pós-doutorado de Inácio Araújo. A colaboração científica com o NEREUS dá-se no âmbito do projeto da FAPESP “Agricultural and Agro-Industrial Sustainability in Chile: Modeling the Impacts of Climate Change and Natural Disasters in an Integrated Framework” e do projeto de pós-doutorado do pesquisador Inácio Araújo “Modelando os Impactos Econômicos de Desastres Naturais: Uma Abordagem Integrada de Equilíbrio Geral Computável e Análise de Risco”.

Além disso, estão previstas reuniões com pesquisadores mexicanos vinculados à Asociación Mexicana de Ciencias para el Desarrollo Regional (AMECIDER) para tratar de assuntos de interesse da Regional Science Association International (RSAI) da qual o Professor Haddad é o atual Vice-Presidente e Presidente Eleito para o biênio 2021-2022.

O programa do evento pode ser acessado aqui

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site