english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Avaliação dos Impactos Econômicos da COVID-19

Projeto coordenado pelos pesquisadores do Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP (NEREUS) e do Departamento de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) avalia os impactos socioeconômicos e as estratégias de recuperação da pandemia do coronavírus. O estudo mobiliza a participação de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições, tais como, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). O projeto contou com financiamento da FINEP e do MCTI.

A Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA) constitui-se em fundamental pilar de apoio às atividades de pesquisa e desenvolvimento envolvendo mudanças climáticas. Cada uma das 17 subredes dedica-se a um dos aspectos que o tema abrange.

A Subrede Economia dedica-se a dois temas principais: o desenvolvimento de metodologias aplicadas para análise de impactos socioeconômicos das mudanças climáticas no Brasil, com destaque para a construção de modelos de equilíbrio geral computável e simulações de impactos de eventos extremos; e os trabalhos na temática de emissões de gases de efeito estufa, mercados de carbono e políticas de controle de emissões. Os pesquisadores da subrede são os responsáveis pelas primeiras simulações de impacto econômico das mudanças climáticas para o Brasil e pelas mais relevantes análises de políticas brasileiras de controle de emissões de gases de efeito estufa.

Os objetivos deste projeto desenvolvido pela Rede CLIMA – Subrede Economia são mensurar e mapear os impactos socioeconômicos de medidas de isolamento social para definição de políticas públicas de enfrentamento dos impactos imediatos e de longo prazo causados pela COVID-19 nas cinco regiões do Brasil; e avaliar as implicações de políticas de mitigação de emissões de gases de efeito estufa na recuperação e superação de vulnerabilidades econômicas.

Os relatórios do estudo podem ser acessados na página do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação.

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site