english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Economia do Mar no Brasil

Estudo revela o impacto da economia do mar nos estados e municípios do Brasil

Pesquisadores do Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo (NEREUS) divulgaram os resultados de um estudo abrangente que analisa o papel e a contribuição da economia do mar (“economia azul”) nas regiões costeiras do Brasil. Este estudo, pioneiro em sua abordagem geográfica e setorial, fornece insights valiosos sobre a interconectividade econômica entre as atividades marítimas e o desenvolvimento regional.

A economia do mar tem atraído crescente atenção de formuladores de políticas e da comunidade científica por seu potencial de impulsionar o crescimento econômico, melhorar a qualidade de vida da população e promover a sustentabilidade ambiental através do uso sustentável dos recursos marinhos. No Brasil, o estudo do NEREUS representa um avanço significativo ao quantificar de forma abrangente a contribuição da economia do mar para o PIB nacional, regional e local.

Os resultados revelam que, em 2019, a contribuição sistêmica da economia do mar correspondeu a 6,39% do PIB do Brasil, dos quais 2,91% estavam diretamente relacionados ao oceano, com um multiplicador implícito de 2,20. Em termos de emprego, 1.136.111 trabalhadores (1,07% da força de trabalho nacional empregada) estavam alocados em atividades da economia do mar que geraram 3.585.613 empregos adicionais (3,38% do total) – equivalente a um multiplicador de 4,16.

Uma das principais conclusões do estudo é a diversidade estrutural da economia azul no Brasil, com fortes variações geográficas e setoriais em todo o país. Isso destaca a necessidade de políticas setoriais e regionais específicas para promover o desenvolvimento sustentável das áreas costeiras e capitalizar as vantagens locacionais de forma mais eficaz.

O estudo também enfatiza a importância de uma abordagem integrada para medir o impacto da economia do mar em diferentes regiões. Ao adotar uma perspectiva de cadeia de valor e considerar os efeitos indiretos da economia do mar através de interações inter-regionais, os pesquisadores oferecem uma visão mais holística da complexidade e interconectividade da economia marítima brasileira.

“Ao compreendermos melhor a contribuição da economia do mar e suas interações com outras atividades econômicas, podemos desenvolver políticas mais eficazes e adaptadas às necessidades específicas de cada região costeira do Brasil”, afirma o professor Eduardo Haddad, líder do estudo.

Este estudo representa um passo importante no caminho rumo a políticas coordenadas e sustentáveis para o uso dos recursos marinhos do Brasil. À medida que o país busca atingir as metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU relacionadas aos oceanos até 2030, a compreensão das nuances regionais da economia do mar se torna crucial para orientar intervenções eficazes e promover um crescimento econômico equitativo e sustentável.

A pesquisa teve apoio da FAPESP e do CNPq no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas.

Pesquisadores do NEREUS também estão trabalhando em outro projeto sobre a economia azul com o foco nas economias insulares dos Açores e da Madeira. A pesquisa para Portugal, também coordenada pelo Prof. Haddad, foi viabilizada a partir de uma parceria entre o NEREUS, a Universidade dos Açores e a Direção Regional de Estatística da Madeira e conta ainda com a participação dos pesquisadores Ademir Rocha, Felipe dos Santos, Igor Roson, Lucas Geraldo e Samuel Bícego.

Para mais informações sobre o estudo e suas conclusões, clique aqui

“Shades of Blue: The Geography of the Ocean Economy in Brazil”, Eduardo A. Haddad e Inácio F. Araújo

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site