Diversidade em CiênciaPodcasts

No Diversidade em Ciência (RÁDIO USP), Dilma de Melo e Silva fala sobre o ensino das culturas negra e indígena e suas interseções com o conhecimento científico

No ‘Diversidade em Ciência’, Ricardo Alexino Ferreira entrevista a socióloga Dilma de Melo e Silva, professora decana do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina (Prolam-USP).

Durante a entrevista, Dilma irá falar sobre as leis 10.639 e 11.645, que tratam do ensino da história da África e das culturas afro-brasileira e indígena, respectivamente. Também irá abordar como o fundamentalismo religioso e o conservadorismo têm acirrado a discriminação e a violência contra as religiões de matrizes africanas no Brasil. “Isso tem criado diferentes empecilhos na aplicação efetiva das leis, além do racismo”, afirma

Dilma estuda há décadas as questões étnicas, principalmente africanas e afro-brasileiras. É livre-docente com a tese “Arte afro-brasileira: origens e desdobramentos” e doutora com a tese “Os bijagós da Guiné-Bissau: subsídios para o estudo da transformação econômica tradicional e seus impactos culturais”, sendo as duas pesquisas desenvolvidas na USP.  No mestrado, elaborou a dissertação “A sociologia e o terceiro mundo”, na Uppsala Universitet, na Suécia. Em 2008, fez o pós-doutorado na Kyoto University, no Japão.

É autora dos livros “Por entre as Dórcades Encantadas: os Bijagó da Guiné-Bissau” (Terceira Margem, 2007); “Makiguchi em Ação – Educando para a Paz” (BSG do Brasil, 2001), dentre oturos.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.

O ‘Diversidade em Ciência’ é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://www.radio.usp.br/?page_id=5404

Texto: Ricardo Alexino Ferreira