Farofa Crítica: Historiadora Leonor Araujo conversa sobre a intelectual negra Beatriz Nascimento
A convidada do Professor Dennis Oliveira hoje no Farofa Crítica é a historiadora Leonor Araujo – Iyá Ekédjy Leonor Ty Sàngó para nos falar um pouco das suas pesquisas afrocentradas, principalmente sobre a ausência da intelectual negra de Beatriz Nascimento em diversas bibliografias, ela que teceu conceitos como ancestralidade, tão utilizado hoje, e traduziu os territórios negros urbanos como Quilombo Urbano.
Leonor Araujo é Professora da CCHN/UFES, atuando principalmente nos temas: Brasil, Espírito Santo, comunidades negras e quilombolas, escravidão, racismo e currículo. Mestra em História Social das Relações Políticas e Especialização em Educação (Formação e Práxis do Professor) ambas pela UFES e, . Especialização em História das Sociedades Agrárias pela UFG. Presidente Nacional do Instituto Ganga Zumba, entidade do Movimento Negro Brasileiro. Conselheira do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR/SEPPIR/PR.
O Farofa Crítica é uma produção do Celacc em parceria com o Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA USP, apoio do IEA-USP Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e parceria com a revista Fórum.
Canal Farofa Crítica
https://www.youtube.com/farofacritica
Entrevista: Leonor Araujo
https://youtu.be/_AWwyWey3bU
Apresentação: Professor Dennis Oliveira
Edição e Câmera: Guilherme Lima