Bancas de TCC

TCCs 2ºsem de 2020

07/12/2020 – 10h
Giovanna Romera Rossi – Editoração
Produção de livro ilustrado do poema “The Road Not Taken”: a importância da relação entre texto, imagem e materialidade
O projeto envolve a produção de um livro ilustrado do poema “The Road Not Taken”, de Robert Frost, acompanhado de uma monografia contando os desafios, decisões e estudos que fizeram parte do processo.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Nascimento Verano
Convidados: Profa. Dra. Marisa Midori Deaecto, Sra. Raquel Matsushita, Prof. Dr. Luciano Guimarães e Msc. Renata Nakano.

07/12/2020 – 14:30h
Giulia Sylvestre Molina – Editoração
OS LIVROS YOUNG ADULT NO PÓS-PANDEMIA: IMPACTOS DA COVID-19 NA CATEGORIA E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO YA AO MERCADO EDITORIAL EM CRISE
A pandemia de covid-19 causou diversos impactos no mercado editorial brasileiro, que já se encontrava em crise desde 2018. Ao mesmo tempo, é inegável o surgimento de uma categoria nova de livros, o Young Adult, desde 2008, e de um entendimento do potencial consumidor desse público – com suas peculiaridades e exigências próprias. O trabalho tem como objetivo compreender os impactos imediatos e de longo prazo da pandemia nesse mercado de livros no Brasil e traçar possíveis cenários e tendências futuras, guiado por dados da Nielsen, listas de livros mais vendidos da Publishnews e Veja, dados de títulos que ainda serão publicados, artigos, notícias e pesquisas acadêmicas sobre o setor, obras de referência e entrevistas. Os resultados serão um panorama dos efeitos da covid-19 nessa categoria de livros, o levantamento de seus possíveis desdobramentos e a indicação de inciativas que podem ajudar o mercado editorial brasileiro como um todo.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Nascimento Verano
Convidados: Profa. Dra. Marisa Midori Deaecto, Msc Flávia Lago, Sra. Thaíse Costa e Prof. Dr. Vitor Souza Lima Blotta.

08/12/2020 – 19h
Claire Cristina Carvalho Castelano – Jornalismo Matutino
Sempre e Tarde Demais
Sempre e Tarde Demais é um documentário que investiga a aparente ausência das mulheres na parte criativa da Música Popular Brasileira. Para além das Amélias e Tigresas, somos Maísa, Elza Soares e Rita Lee. Perpassando por mulheres que ocupam e questionam o espaço da criação, o filme busca discutir os contextos sociais e históricos que relegaram às mulheres ao ostracismo da composição na MPB. Por meio das singularidades, de materiais de arquivo e das memórias musicais de cada uma das entrevistadas, o documentário enfatiza que a genialidade também é coisa de mulher.
Orientador: Profa. Dra. Mônica de Fátima Rodrigues Nunes Vieira
Convidadas: Profa. Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni e Profa. Dra. Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel.

09/12/2020 – 14h
Mariana Lari Canina – Editoração
Os livros esquecidos da Coleção Menina e Moça: uma reedição de Sir Jerry Detetive
Este trabalho teve o objetivo de resgatar uma obra esquecida no mercado editorial. Sir Jerry Detetive é um romance policial infanto-juvenil publicado em 1947 pela Livraria José Olympio Editora e fez parte da Coleção Menina e Moça, uma coleção voltada especialmente ao público feminino. A última edição encontrada deste livro foi do ano de 1965. Por isso, além de analisar a Coleção e as características da obra enquanto um romance policial infanto-juvenil, foi desenvolvida uma proposta de reedição de Sir Jerry Detetive, com ortografia atualizada, notas editoriais e um novo projeto gráfico, para que o livro conquiste novos leitores.
Orientador: Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin
Convidados: Prof. Dr. Paulo Nascimento Verano, Sr. Tito Prates e a Profa. A Dra. Marisa Midore Deaecto.

11/12/2020 – 14h
Karen Kuniyoshi Nakaoka – Editoração
Mulherzinhas, de Louisa May Alcott: gênero e mercado editorial
Analisando romances do século XIX, especialmente aqueles que possuem protagonistas femininas, percebe-se que há usualmente a prevalência de valores morais do período, deixando claro que o casamento tinha um papel fundamental na forma que a mulher era vista na sociedade. A partir dessa constatação, verificou-se a importância de identificar e estudar textos literários que apresentam uma visão diferente. O objetivo do projeto foi observar a representação feminina no livro Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, já que a obra é considerada por alguns críticos como progressista, enquanto é vista por outros como conversadora. A escolha da autora se deve por seu ativismo na luta pela independência feminina e pelos valores defendidos na família Alcott, os quais os diferenciavam em meio às famílias tradicionais da época. Além disso, pretendeu-se observar a posição da mulher no mercado editorial, por meio da trajetória de vida tanto da personagem Jo quanto de Louisa.
Orientador: Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin
Convidados: Prof. Dr. Bruno Gambarotto, Profa. Dra. Danielle Crepaldi Carvalho e a Profa. A Dra. Marisa Midori Deaecto.

11/12/2020 – 19h
Thaísa Carvalho de Oliveira – Editoração
Trajetórias do Leitorado – A perspectiva social da formação do leitor brasileiro
Em meio a chamada crise da cultura e da leitura, muitas são as perguntas a respeito do futuro do livro. Com o crescimento de suportes digitais e das diferentes funcionalidades criadas pela tecnologia, a figura do leitor se altera, assim como tem feito desde o século XIX, influenciada pelos movimentos literários e movimentos político-sociais. O presente trabalho consiste em uma pesquisa e análise da transformação do leitorado a partir da perspectiva social, entendendo o leitor atual como uma figura não mapeável, integrado com elementos além das letras, mas que ainda reflete uma sucessão de políticas sociais pensadas para que o conhecimento e a leitura não fossem popularizadas.
Orientador: Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin
Convidados: Prof. Dr. Paulo Nascimento Verano, Prof. Dr. Thiago Mio Salla e Prof. Dr. Plínio Martins Filho.

14/12/2020 – 10h
Bruno Menegon Nossig – Jornalismo Matutino
Empresa x Associação: O debate que o futebol brasileiro não teve
O motivo que este livro se chama Empresa x Associação: O debate que o Futebol Brasileiro não teve é porque a imprensa, nas poucas tentativas de debater o tema, se apoiou em jargões fáceis e debates rasos para argumentar que a gestão empresarial seria melhor do que a atual forma de associações sem fins lucrativos. É necessário se aprofundar na opinião de quem acredita que empresas gerem melhor os clubes e aqueles que defendem a manutenção das associações sem fins lucrativos.
Orientador: Prof. Dr. Vitor Souza Lima Blotta
Convidados: Msc. Irlan Simões da Cruz Santos, Sr. Fernando Monfardini, Prof. Luciano Guimarães e Prof. Dr. Dennis de Oliveira.

14/12/2020 – 10h
Fábio Santos do Prado – Editoração
Pesquisa, tradução e editoração de obra original da literatura infantil: The story of Mrs. Tubbs
Por diversos motivos, há uma lacuna entre as produções literárias entre países, sendo comum que um grande livro de literatura infantil de um país passe completamente despercebido em outro. O mercado editorial brasileiro esteve fechado até os anos 1990 e, ao abrir, viu-se super defasado. Isso, somado a uma cultura de editais governamentais e best-sellers para livrarias de shopping centers, acabou fazendo com que muito material escapasse dos olhos dos editores. Portanto, este trabalho buscou pesquisar alguma obra clássica e relevante da literatura infantil, que estivesse em domínio público, e que, por algum motivo, ainda não tivesse tradução no Brasil. O trabalho consiste da pesquisa de uma obra original, em língua inglesa, guiado por estudos sobre mercado editorial, literatura e livros infantis e juvenis, procurando encontrar uma publicação passível de edição brasileira, levando em consideração os autores, os temas e a importância da obra na área para, então, efetuar sua tradução. Chegou-se, assim, no livro The story of Mrs. Tubbs, de Hugh Lofting, do qual se propõe uma edição brasileira, com tradução inédita em língua portuguesa.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Nascimento Verano
Convidados: Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin, Profa Dra Lígia Regina Máximo Cavalari Menna, Prof. Dr. Vítor Souza Lima Blotta e Profa Dra Palma Simone Tonel Rigolon.

14/12/2020 – 10h
Juliana Lucena Lima – Jornalismo Noturno
Invisíveis: as costureiras por trás da moda
As roupas que vestimos fazem parte de nossa cultura, história e identidade. A moda é um dos mais influentes mercados, movimentando milhões de dólares anualmente e despertando os desejos mais intensos em seus consumidores, sempre ávidos por suas novidades. Com o modelo fast fashion, ficamos reféns de coleções infinitas, criando guarda-roupas enormes e correndo o risco de comprar muito mais do que realmente precisamos. Nos bastidores dessa indústria, estão mulheres que enfrentam péssimas condições de trabalho e de vida. A profissão de costureira foi atrelada à imagem da mulher nos últimos quatro séculos e tem sofrido precarizações sistematicamente. As denúncias contra os abusos da indústria da confecção, no entanto, tendem a seguir um padrão de representar as trabalhadoras como meras vítimas. Em “Invisíveis: as costureiras por trás da moda”, buscamos compreender as complexidades que se escondem nas cadeias de produção de nossas roupas. Para isso, vamos conhecer as histórias de três mulheres que conseguiram construir as suas vidas e as de suas famílias por meio da costura.
Orientador: Prof. Dr. Eugênio Bucci
Convidados: Prof. Dr. Luciano Victor Barros Maluly, Sra. Iara Vidal, Profa. Dra. Eun Yung Park e a Sra. Fernanda Simon.

14/12/2020 – 19h30
Vinícius Bernardes Mondin Guidio – Jornalismo Noturno
CONEXÃO BRASIL – VIAJANDO NAS ONDAS DO RÁDIO
Este trabalho de conclusão de curso consiste em uma produção radiofônica, composta por duas edições, de aproximadamente 30 minutos cada. Ela se fundamenta em um experimento prático, centralizado na temática de viagens de intercâmbio.
Orientador: Prof. Dr. José Coelho Sobrinho
Convidados: Prof. Dr. Luiz Fernando Santoro, Sr. Felipe Elias Bueno, Prof. Dr. Luciano Victor Barros Maluly e Prof. Dra. Mônica de Fátima Rodrigues Nunes Vieira.

15/12/2020 – 14h
Stéphanie Laís Roque – Editoração
A prática de clubes de leitura a partir das óticas social e comercial: Uma análise comparativa entre o Leia Mulheres São Paulo (SP) e o clube da Livraria da Travessa de Ipanema (RJ)
Uma análise comparativa entre dois clubes de leitura de naturezas distintas, um auto-organizado e outro realizado por uma livraria.
Orientador: Prof. Dr. Thiago Mio Salla
Convidados: Prof. Dra. Vima Lia de Rossi Martin e Prof. Dr. Paulo Nascimento Verano.

15/12/2020 – 18h
Victoria Martins Damasceno – Jornalismo Noturno
Diga o nome dele
Este trabalho conta a história de George Floyd e os desdobramentos públicos, políticos e jurídicos causados após seu assassinato. O livro-reportagem reconstrói a cena da abordagem e conta detalhes da vida pregressa da vítima. Através de documentos da Corte de Minnesota, do governo dos Estados Unidos e da cidade de Minneapolis, detalha o processo de criminalização dos policiais envolvidos e o projeto de reforma policial proposto após sua morte.
Orientador: Prof. Dr. Eugênio Bucci
Convidados: Sra. Patricia Campos Mello, Msc. Renan de Souza, Sra. Claudia Trevisan e Prof. Dr. Dennis de Oliveira.

15/12/2020 – 19h
Catarina Silva Ferreira – Jornalismo Noturno
Raízes: Histórias sobre a (re)descoberta de um cabelo crespo
O projeto “Raízes: Histórias sobre a (re)descoberta de um cabelo crespo” propõe o registro da relação singular que se estabelece entre a mulher negra e seu cabelo. Chamando atenção para a (re)descoberta do afeto pelos fios crespos, uma vez que o cabelo crespo é alvo de preconceitos herdados historicamente no Brasil, assim como outras características da negritude.
O projeto se desenvolve em duas partes: a argumentação teórica (monografia) e desenvolvimento prático (zine). A argumentação teórica traz importantes referências para o estudo da questão racial no Brasil e para a análise do papel que a fotografia desempenha enquanto potencialidade narrativa e espaço de discussão social. Já o desenvolvimento prático une a narrativa fotográfica às entrevistas, considerando o caráter autoral do zine.
Orientador: Prof. Dr. Wagner Souza e Silva
Convidados: Prof. Dr. Atílio José Avancini e Profa. Dra. Célia Regina Reis da Silva.

16/12/2020 – 10h
Larissa Prada – Editoração
Um convite ao autoconhecimento: diálogos entre Hermann Hesse e Clarice Lispector
Monografia que busca aproximações temáticas e diálogos entre algumas obras de Hermann Hesse e Clarice Lispector
Orientador: Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin
Convidados: Prof. Dr. Ricardo Iannace, Dra. Elisabete Ferraz e Prof. Dr. Thiago Mio Salla.

16/12/2020 – 11h
Giovanna Querido – Jornalismo Matutino
Álbum de família
Como projeto de conclusão do curso de Jornalismo, realizei um livro / álbum de famílias LGBTQs no Brasil, composto por imagens de arquivos pessoais de seis famílias. Com essas muitas imagens, eu me propus a criar uma narrativa cronológica que englobasse registros de cada uma das histórias. Além dessa parte visual, o livro é composto por três capítulos teóricos. O primeiro é uma recuperação da história de criação de álbuns de família no Brasil, como era um processo elitizado, branco e heteronormativo; o segundo sobre a representação imagética do imaginário de família no contexto Bolsonaro; e o terceiro sobre o uso do Instagram como novo de álbum de família. Ressignificar essa prática fotográfica histórica de criação de álbuns permite a construção de uma memória de subversão. Ou seja, é a possibilidade de resgatar todos os modos de existência e resistência que não se enquadravam na categoria fictícia de “família”, enquanto instituição socialmente construída, e que foram destituídos do privilégio de registro.
Orientador: Prof. Dr. Atílio José Avancini
Convidados: Msc. Amana Salles e Dr. Nicolas Wasser.

16/12/2020 – 16h
Vitor Garcia de Oliveira Raymundo – Jornalismo Noturno
Desengravatando preconceitos: Histórias de profissionais LGBTI+ no mercado de trabalho formal
O mercado de trabalho formal sempre contou com a presença de pessoas LGBTI+, em todos os setores. No passado, porém, era quase uma regra essas pessoas não se apresentarem e se afirmarem como LGBTI+ nesses espaços. Mais do que isso, elas buscavam apagar, para seus colegas de trabalho e lideranças, qualquer traço ou menção que pudesse atrelá-las a uma determinada orientação sexual. Quando falamos de identidade de gênero, a possibilidade de contratação era praticamente nula. Atualmente, em paralelo à proliferação de áreas de Diversidade e Inclusão em empresas, principalmente multinacionais de grande porte, é possível se constatar uma mudança nesse cenário. A questão passou a ser cada vez mais tratada nesses ambientes, ao mesmo tempo em que os profissionais começam a assumir, aos poucos, essa parte de suas identidades nos ambientes profissionais. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho é trazer, através de um livro-reportagem, um panorama do cenário atual dessa questão no Brasil. A análise traz um foco especial para a cidade de São Paulo, que concentra o maior número de empresas e de vagas de emprego do país. No entanto, muitas das questões também podem ser constatadas em outras regiões do Brasil. Para isso, através de levantamento bibliográfico e de estatísticas, além de entrevistas com especialistas e personagens, buscou-se criar uma narrativa que traga a situação e a dinâmica atuais da presença de LGBTI+ no merca-do de trabalho formal.
Orientadora: Profa. Dra. Rosana de Lima Soares
Convidadas: Msc. Elaine Regina Terceiro dos Santos e a Sra. Debora Gepp.

16/12/2020 – 18h
Lázaro Valverde Campos Júnior – Jornalismo Noturno
Histórias de Fé: Podcast Storytelling sobre fiéis pentecostais e neopentecostais paulistanos
Histórias de Fé é um podcast em formato storytelling a respeito de fiéis evangélicos pentecostais e neopentecostais paulistanos. Tal formato trata-se de um gênero que mescla trechos sonoros gravados fora do estúdio com uma narração da informação. A partir do ponto de vista do autor, o objetivo do podcast é oferecer um conteúdo jornalístico aprofundado a respeito das crenças e visões de mundo de fiéis pentecostais e neopentecostais, a fim de que pessoas que não são parte dessas vertentes religiosas tenham mais conhecimento a respeito de tais grupos evangélicos.
Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Santoro
Convidados: Dr. Marcos Antonio Zibordi, Sr. Ricardo Alexandre, Profa. Dra. Magali do Nascimento Cunha e Dr. Paulo Rodrigues Romeiro.

17/12/2020 – 11h
Caio Victor do Nascimento – Jornalismo Noturno
O Vírus do Ódio
No livro ‘O Vírus do Ódio’, Caio Nascimento procura contribuir para melhorar a qualidade das informações e do debate público sobre a pandemia do coronavírus. Ele procura fazer isso pelo escrutínio do lado negativo e sombrio, investigando os redutos negacionistas e de extrema-direita das redes sociais produção, com análises de audiência e monetização da desinformação (desde a o engodo intencional ao trabalho jornalístico mal-feito).
Orientador: Prof. Dr. Vitor Souza Lima Blotta
Convidados: Prof. Dr. Eugênio Bucci, Profa. Dra. Magaly Prado, Prof. Dr. Marco Antonio Zibordi e a Profa. Daniela Osvald.

17/12/2020 – 14h
Carolina Rodrigues Unzelte – Jornalismo Matutino
Diário de Classe
A educação midiática é o processo de ensino que visa o senso crítico sobre as informações recebidas via imprensa, canais publicitários, redes sociais e outras plataformas de difusão. Os desafios para o campo hoje perpassam não apenas as novas mídias digitais, mas a crise de confiança no jornalismo tradicional e a questão das fake news. Apesar dos problemas, o campo também é uma oportunidade de encontro entre profissionais da imprensa e sociedade, para diálogo tanto para a crítica de mídia assertiva por parte de todos os cidadãos quanto para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais consideradas essenciais ainda na educação básica. Esse é o Diário de Classe: uma rede de jornalistas voluntários, que atuam como monitores em um curso de educação midiática online, a ser oferecido para escolas públicas de ensino médio. As ementas foram construídas a partir de conversas com especialistas e atendem as exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o campo midiático-jornalístico. Com uma proposta multilateral, todos os agentes podem aprender em conjunto, contribuindo para uma relação mais transparente entre mídia e sociedade, o que, em última instância, fortalece a democracia.
Orientador: Profa. Dra. Eun Yung Park
Convidados: Sra. Daniela Machado e Sr. Alexandre Sayad.

17/12/2020 – 14h
Michelle Mayumi Oshiro – Editoração
Sócias no crime: uma análise comparativa entre as narrativas de Agatha Christie e Kerry Greenwood
Este trabalho procura realizar uma análise comparativa entre os romances The mysterious affair at Styles (1920), da inglesa Agatha Christie, e Cocaine blues (1989), da australiana Kerry Greenwood, com foco na construção das personagens, especialmente as femininas.
Orientador: Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin
Convidados: Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão, Prof. Dr. Francine Fernandes Weiss Ricieri e Prof. Dr. José de Paula Ramos.

17/12/2020 – 15h
Victória Rodrigues Martins – Jornalismo Matutino
Mães da Violência: O luto e a luta daquelas que perderam seus filhos nas mãos de policiais
Este projeto multimídia registra as histórias de perda e resistência de oito mulheres cujos filhos foram assassinados pelo braço armado do Estado, além de discutir tópicos como luto, luta, violência policial no Brasil, propostas de mudanças no sistema de segurança pública brasileiro e direito à maternidade. Ele conta com uma reportagem em texto, um vídeo, fotos e um podcast e pode ser acessado em https://maesdaviolencia.wixsite.com/site
Orientadora: Profa Dra Elizabeth Saad Corrêa
Convidados: Profa. Dra. Daniela Osvald Ramos, Sr. Fausto Salvadori e Sra. Solange de Oliveira.

17/12/2020 – 17h
Laís Ribeiro – Jornalismo Noturno
Burnout: A Vida Pelo Trabalho
“Burnout: A vida pelo trabalho” é um documentário que busca divulgar o transtorno conhecido por síndrome de Burnout, seus sintomas, tratamento e, com mais ênfase, suas causas. Os entrevistados contam sobre suas experiências com o estresse ocupacional, incitando uma reflexão sobre a relação atual que temos com o trabalho e a obsessão por produtividade.
Orientador: Prof. Dr. Renato Levi Pahim
Convidados: Profa. Dra. Mônica de Fátima Rodrigues Nunes Vieira, Profa. Dra. Noemia Lazzareschi e a Profa. Dra. Noemia Lazzareschi.

17/12/2020 – 19h
Ian Alves – Jornalismo Matutino
Jornalismo no TikTok: desafios, referências e possibilidades de uso para veículos jornalísticos
O que vem em sua cabeça quando você pensa em TikTok? Este site é resultado de uma pesquisa sobre a atuação de veículos jornalísticos no TikTok. Uma ou duas coisas que você vai ver aqui: Desafios que os jornais encontram ao ingressar na plataforma — e orientações de como contorná-los; Diferentes possibilidades de uso da rede; Exemplos de vídeos de diferentes contas jornalísticas para se ter como referência Indicações de perfis de jornais e de conteúdos sobre o tema. O projeto foi construído a partir de leituras; conversas com jornalistas ao redor do mundo que já trabalham com a plataforma; e extenso consumo de conteúdos jornalísticos na rede. Jornalismo não é a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você pensa em TikTok. Mas, quem sabe, não se torna a segunda?
Orientador: Profa Dra Elizabeth Saad Corrêa
Convidados: Sra. Olívia Fraga e Mateus Camillo.

17/12/2020 – 19h30
Carolina Marins Dias dos Santos – Jornalismo Noturno
USP para (Des) Privilegiados
USP para (Des) Privilegiados é um podcast em formato storytelling sobre estudantes pobres na Universidade de São Paulo. Em cinco episódios, cinco alunos contam suas histórias com vestibular, permanência estudantil, racismo e desigualdade social, além de trazer a discussão sobre como essas histórias são retratadas na imprensa. Um episódio extra traz a perspectiva acadêmica e social do tema.
Orientador: Prof. Dr. Luciano Victor Barros Maluly
Convidados: Prof. Dr. Ricardo Alexino Ferreira, Sra. Gabriela Viana

18/12/2020 – 10h
Laila Walid Silva El Mouallem – Jornalismo Matutino
O surgimento e a implementação dos podcasts diários de notícias no Brasil entre 2017 e 2019
Entre 2017 e 2019, a grande maioria dos podcasts diários de notícias que existem hoje no Brasil foram lançados. Muito influenciados pelo The Daily, do jornal americano The New York Times, foram criados os podcasts O Assunto, pelo G1; Ao Ponto, pelo jornal O Globo; Café da Manhã, pela Folha de S.Paulo; Durma com Essa, pelo Nexo; Estadão Notícias e Notícia no seu Tempo, pelo Estado de S. Paulo; e Panorama CBN, vinculado à rádio de mesmo nome. Esses produtos de áudio logo se inseriram na rotina dos ouvintes e se tornaram bem sucedidos. Este trabalho dá alguns passos atrás para questionar os motivos pelos quais os principais veículos de comunicação brasileiros resolveram investir nesse formato e, a partir disso, entender de que forma isso foi implementado.
Orientadores: Prof. Dr. Eduardo Vicente e Profa. Dra. Rosana de Lima Soares
Convidadas: Msc. Beatriz Guimarães e Profa. Dra. Juliana Doretto

18/12/2020 – 15h
Felipe Saturnino Carvalho dos Santos – Jornalismo Matutino
‘Panas’ de São Paulo? Acolhimento e inserção de venezuelanos na maior cidade do Brasil
Trabalho de conclusão de curso em forma de livro-reportagem que descreve, analisa e critica a estrutura do acolhimento e a situação da inserção laboral de refugiados venezuelanos na cidade de São Paulo, além de abordar brevemente a situação da fronteira da Venezuela com o Brasil e Roraima e tratar, também, das questões legais de refúgio no Brasil. Para tanto, o livro-reportagem utiliza entrevistas com membros de organizações não-governamentais e organismos internacionais, além de acadêmicos e pessoas do Poder Público que formulam políticas públicas para tal população. Além disso, ao longo do trabalho são também empregados artigos acadêmicos e dados sobre refúgio, acolhimento e inserção laboral de refugiados no Brasil e em São Paulo.
Orientador: Prof. Dr. André Chaves de Melo Silva
Convidados: Sra. Paula Ramón, Sra. Elianah Jorge, Sr. Samy Adghirni e Sra. Janaína Figueiredo.

18/12/2020 – 16h
Giuliana Viggiano – Jornalismo Noturno
Cadê Dalila? Reflexões sobre a ausência feminina do Oriente Médio na mídia brasileira
Onde estão as mulheres do Oriente Médio na mídia brasileira? Todas são oprimidas e precisam ser salvas? O que elas realmente querem? Nesta mistura de monografia com livro-reportagem, investiga-se como os produtos midiáticos contribuíram para a criação de estereótipos acerca das mulheres do Oriente Médio e islâmicas, apresentando questões como o uso do véu, os impactos do 11 de setembro e o poder de narrativas como a novela ‘O Clone’ e ‘Aladdin’.
Orientadora: Profa. Dra. Rosana de Lima Soares
Convidadas: Msc. Goimar Dantas e Prof. Dra. Andrea Limberto.

18/12/2020 – 18h30
Laura Raffs Guerra – Jornalismo Noturno
Buscador de alma: a trajetória de um dependente químico
Este TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), em formato de livro-reportagem, tem o objetivo de contar a história de um dependente químico, abordando sua trajetória de vida e mostrando a dependência química através de um contexto social e emocional, não apenas como um corpo em vício. A intenção é mostrar as individualidades do dependente, tratando-o como um ser humano singular, desmistificando a imagem negativa dos usuários de drogas construída pela sociedade e abordando o passado da personagem para entender os motivos e condições que podem ter levado a dependência, além dos sentimentos, sensações e dores de estar à mercê dessa condição. Ou seja, contar as histórias da personagem em sua totalidade, traçando uma linha do tempo com os principais acontecimentos relacionados a sua dependência.
Orientador: Prof. Dr. Eugênio Bucci
Convidados: Prof. Dr. José Coelho Sobrinho, Prof. Dr. Ricardo Henrique Soares, Prof. Dr. Luciano Victor Barros Maluly e a Dra. Renata Brasil Araujo.