Livros

“AYRTON SENNA” PARA BRASILEIROS EXPATRIADOS

Versão extra direcionada ao público brasileiro expatriado e falantes de português no exterior, Ayrton Senna – Herói em dois tempos, de Edvaldo Pereira Lima, escritor, jornalista e professor – aposentado – do CJE,chega ao mercado internacional com uma proposta surpreendente.
“É um ensaio-reportagem focado na leitura de Ayrton Senna como um herói arquetípico cuja influência transcende o mundo da Fórmula 1 e atravessa o tempo”, comenta o autor. “O livro rememora o impacto coletivo da tragédia de 1944 e da carreira do tricampeão, buscando seu sentido para os dias atuais dessa profunda crise de valores do povo brasileiro. A narrativa contempla também o Instituto Ayrton Senna e seu extraordinário trabalho socioeducativo com jovens”.
O professor, tendo vivido a experiência de imigrante intermitente – residiu na Costa Rica, nos Estados Unidos, no Canadá e em distintos países europeus – e de viagens internacionais frequentes, ao longo da vida, vê na história de Senna esse complexo processo em que nações escolhem seus heróis, tornando-os referência de autoidentidade e orgulho do povo.
“As figuras que ascendem a esse patamar são particularmente instigantes de se entender quando se tornam uma espécie de âncora psicológica da autoestima coletiva dos indivíduos que estão distantes do país natal”, diz. “É o caso fascinante de Senna que para além do povo brasileiro, se tornou uma referência de excelência, determinação e foco concentrado para japoneses, italianos, alemães, ingleses, portugueses, pessoas de distintas nacionalidades. Uma referência inspiradora para os desafios da vida, muito além das pistas de corrida”, completa.
O livro é comercializado no mundo inteiro – fora o Brasil – a partir da sede da Buobooks nos Estados Unidos, empresa que se especializou na venda de livros brasileiros em português no mercado internacional.
Essa nova versão incorpora quase que a totalidade do conteúdo de uma obra anterior publicada no Clube de Autores – www. clubedeautores.com.br -, em dois volumes, à venda nesse site para o mercado brasileiro. Aqui, um excerto do livro com uma cena narrativa centrada no campus principal da USP:

Tem música ao vivo na Praça Ayrton Senna. O palco é modesto, a garotada faz alarido, feliz, e a pequena banda Abraço da Paz começa a dar seu recado. Uma manhã ensolarada, 10 de dezembro de 2005. O show tem motivo duplo. Celebra-se o fim de ano das atividades, mas o nome do show remete a outra celebração sobreposta: “10 Anos Com Muito Talento”.
Tudo começa aqui, no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, o Cepeusp. Em agosto de 1995, decola a primeira iniciativa do Instituto Ayrton Senna, o Projeto Esporte Talento. Já faz muito tempo e tanta coisa aconteceu, tantos sonhos rolaram, tantos outros projetos brotaram, como flores que se abrem num campo de primavera. Tantas histórias de vidas em progresso que deram um passo a mais ou dois, ou dez, que caminharam distâncias enormes forjando um outro rumo para seus destinos. Há também as histórias dos que retrocederam, algumas de quem não conseguiu se sintonizar com a oportunidade e a perdeu.
Mas hoje é dia de festa. De comemorar os casos humanos de sucesso. Como o da cantora da banda, Karina Pires da Silva Rosa, prestes a completar 20 anos de idade em janeiro de 2006. Agora ela está no centro do palco, de volta a este território de aprendizagem de vida, por onde andou um bom tempo. Traz sua contribuição para essas meninas e esses garotos que espelham o seu próprio passado recente. E se doa cantando. Em inglês. Por isso talvez eles não prestem tanta atenção. Mas ela insiste, confiando no poder da música que canta. Repete o refrão de ritmo hipnótico de um dos maiores clássicos da história do rock, a composição que Bob Dylan faz correr mundo quando lança o álbum “Pat Garret & Billy the Kid”, em 1973:

Knock, knock, knockin´ on heaven´s door
Knock, knock, knockin´ on heaven´s door.”

Serviço:

O livro, impresso, tem 240 páginas. É vendido exclusivamente no site da Buobooks a US$17.10 nos Estados Unidos, convertido à moeda local em distintos países.