Jornaleca

Preparar, apontar… Jota!

LOCAL

Inicia-se mais um ciclo da Jornalismo Júnior, a empresa júnior dos alunos de jornalismo da ECA, com apresentação dos novos repórteres.

Grupo da gestão 23 da Jornalismo Júnior na primeira reunião do ciclo inicial. Reprodução/Acervo: Jornalismo Júnior.

Nesta segunda (10), a Jornalismo Júnior, carinhosamente apelidada de Jota, deu as boas-vindas aos mais de 55 jornalistas ingressantes da empresa em sua primeira reunião do ciclo inicial de 2023. Com uma grande adesão, a corporação sintetizou os deveres, os objetivos e as grandes novidades preparadas para o futuro do grupo, além de dar espaço para uma apresentação de todos os envolvidos no projeto. A Jota surge como o primeiro passo para o mercado de trabalho de dezenas de estudantes da ECA.

A tarde de segunda, 10 de abril, no Departamento de Jornalismo e Editoração, CJE da ECA, foi movimentada, com diversos calouros ansiosos para a definição de suas editorias de trabalho. Criada há 18 anos, a Jornalismo Júnior tem a tradição de alocar, por meio da divisão de recursos humanos da empresa, cada ingressante em editorias diferentes de redação, entre elas: esporte (Arquibancada), cultura (Sala 33), filmes (Cinéfilos), ciência (Laboratório) e reportagens longas (J. press). Além disso, cada um foi alocado em um núcleo de projetos diferente, dentre eles: mídias, assessoria, comunicação visual, audiovisual e eventos.

Durante a primeira reunião, foram feitas dinâmicas para que todos se conhecessem, tanto os já diretores quanto os novos repórteres. Após isso, todas as questões burocráticas e institucionais foram tratadas, como os grupos de administração envolvidos, os deveres do jornalista e os objetivos do ano. Também foi detalhado o calendário da empresa e as novidades que virão na gestão 2023 da corporação.

Definido o mapeamento, agora, os “jotanos” se preparam para iniciar as produções deste novo ciclo. Com tutores experientes, os calouros terão a oportunidade de produzir suas primeiras criações jornalísticas no grande laboratório profissional que a Jornalismo Júnior se propõe a ser. Para mais informações, as mídias sociais da Jota estão ativas e a todo vapor, disponibilizando novos e inéditos conteúdos constantemente para alimentar o leitor de informação! Ah, e vale ressaltar: se até o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, é seguidor da Jota, não fique fora dessa!

Acompanhe as redes sociais da Jornalismo Júnior: Twitter (Jota), Twitter (Cinéfilos), Facebook, YouTube e Instagram.

João Chahad

Revisão: Sarah Kelly e Lara Soares

Jornaleca

Universidade de São Paulo - USP | Escola de Comunicações e Artes - ECA | Departamento de Jornalismo e Editoração - CJE | Disciplina: Conceitos e Gêneros do Jornalismo e suas Produções Textuais | Professor: Ricardo Alexino Ferreira| Secretária de Redação: Lara Soares | Editores: Nicolle Martins (Cidadania), Sofia Zizza (Ciências), Julia Alencar (Cultura), Gabriel Reis (Diversidades), Nícolas Dalmolim (Educação), Artur Abramo (Esportes) e João Chahad (Local).