Estudantes de Jornalismo visitam o Museu da TV

Ação faz parte das atividades da disciplina História do Jornalismo

As turmas que cursam a disciplina História do Jornalismo, oferecida pelo CJE, visitaram o Museu Brasileiro de Rádio e Televisão, na Vila Mariana, no último dia 2 de maio de 2024. A ida ao museu faz parte das atividades extensionistas da disciplina, ministrada pelo professor Alexandre Barbosa.

Os estudantes foram recebidos por Reynaldo Leite, ex-engenheiro da TV Globo, um dos organizadores do Museu e que mostrou algumas relíquias da história da TV Brasileira, como o convite para a inauguração da TV Tupi, as primeiras câmeras usadas na emissora, as máquinas de datilografar utilizadas por Benedito Ruy Barbosa para escrever novelas, além de fichas de censura e troféus Roquette Pinto. O museu ainda está se reestruturando no novo local cedido pela Faculdade Belas Artes e reúne o acervo da coleção da pioneira do rádio e da TV, a atriz Vida Alves.

Além da visita ao Museu, as atividades extensionistas da disciplina História do Jornalismo incluem coletivas com diferentes gerações de profissionais da imprensa, como Mariana Kotscho, a diretora de redação da revista Casa e Jardim, Thais Lauton, o coletivo Alma Preta Jornalismo e as ex-ecanas  Laura Capelhuchnik, da CBN, e Isabel Seta, da Agência Fiquem Sabendo.

FOTOS: Equipe Museu Brasileiro de Rádio e Televisão