Jornalistas revelam histórias de migrantes latino-americanos
A experiência da migração internacional é tão intensa que às vezes faltam palavras para descrevê-la. Outras vezes, as palavras podem transbordar de tal forma que o melhor que se tem a fazer é escrever. “Remolinos: histórias de migrantes latino-americanos na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos” é resultado do olhar de oito jornalistas sobre a migração de personagens que vivem em seis diferentes nações do Norte global.
Contadas a partir do ponto de vista de autores que também vivem longe de seus países, essas histórias são uma simbiose entre o testemunho e a reportagem – o testemunhar e o reportar – de um fenômeno cotidianamente desafiador: a migração.
A obra é organizada por Enio Moraes Junior, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e que foi professor conferencista do Departamento de Jornalismo e Editoração. Atualmente vivendo em Berlim (Alemanha), Enio é um dos integrantes do grupo de pesquisadores e jornalistas que se dedica ao estudo sobre migração.
Contando com apoio editorial de Adriana Navarro Manfredini e Liliana Tinoco Bäckret – também autoras -, o livro traz ainda reportagens escritas por Renato Essenfelder, Daniel Ladeira de Araújo, Sandra Beltrán Baeza, Clavel Rangel Jiménez e Sandra Nodari.
Com apoio do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc), da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, a obra traz histórias de migração fora da dicotomia de êxitos e fracassos da vida no exterior. Como jornalistas e migrantes, os autores que assinam o livro sabem que migrar é muito mais complexo e entendem que esses relatos devem ter mais visibilidade no jornalismo latino-americano.
Com a possibilidade de uma edição em espanhol e da impressão sob demanda (em português) sob análise, o livro já está disponível gratuitamente em português, em formato e-book.
Acesse, leia e compartilhe:
https://editoraflutuante.com.br/livraria/remolinos-ebook/