Artigos

Basquete: Competitividade, Paixão e Lazer – Entrevista Com Edvan Gomes

Por: Alexandre Tsutomu Kanashiro

 

Edvan (sentado) na quadra de basquete do Parque Tiquatira – Foto: Alexandre Kanashiro

 

O basquete, esporte criado no ano de 1891 nos Estados unidos, é um dos esportes coletivos mais praticados no planeta atualmente. De acordo com uma matéria veiculada pelo site www.bol.uol.com.br em novembro de 2016, a modalidade seria a terceira mais praticada no mundo, com três bilhões de praticantes distribuídos pelo globo terrestre, com destaque para os Estados Unidos, Canadá, Filipinas e China. O basquete conta com nomes muito conhecidos, tanto em âmbito nacional, como mundial. Michael Jordan, Magic Johnson, Oscar Schmidt e Hortência Marcari são exemplos de atletas de grande renome no cenário esportivo.

No cenário competitivo, os Estados Unidos são a maior potência, possuindo a liga mais conhecida mundialmente, além de seleções masculina e feminina muito fortes. O basquete brasileiro possui um histórico recheado de conquistas expressivas, com ambas as seleções masculina e feminina possuindo títulos sul-americanos, pan-americanos e mundiais, além de medalhas olímpicas em seus currículos. Dois dos momentos marcantes do basquete brasileiro são: a conquista do pan-americano, pela seleção masculina, em 1987 e o título mundial feminino em 1994.

No Brasil, apesar da grande dominância exercida pelo futebol, o basquete ainda segue como um esporte bastante praticado no território nacional. É possível encontrar quadras de basquete com praticantes frequentes em diversos parques e outros espaços públicos. Em uma dessas quadras públicas, localizada no Parque Linear do Tiquatira, Zona Leste da cidade de São Paulo, tivemos a oportunidade de entrevistar Edvan, que pratica e acompanha a modalidade.

Edvan de Lira Gomes Junior tem 21 anos de idade, é morador da cidade de São Paulo, trabalha como operador de telemarketing e frequenta a quadra de basquete do Parque Linear do Tiquatira nos finais de semana, que são os dias em que a quadra se encontra mais movimentada.

BJE: – Como você conheceu o basquete?

Edvan de Lira Gomes Junior: – Para falar a verdade, eu não me lembro exatamente como conheci o basquete, creio que foi depois de assistir Space Jam, acho que foi mais ou menos nessa época que comecei a gostar do basquete.

BJE: – Quais são as suas maiores motivações para a prática da modalidade?

Edvan de Lira Gomes Junior: – Olha, eu acho que a primeira coisa que me vêm à mente são jogadores como: Jordan, Kobe, Oscar e Leandrinho; que me inspiram bastante a jogar.

BJE: – Bom, já que você citou esses jogadores, quais as características deles que mais te inspiram?

Edvan de Lira Gomes Junior: – Bom, a competitividade que eles tinham é algo que eu acho muito legal no esporte e também a paixão que eles demonstravam e ainda demonstram pelo basquete, acho que são essas coisas que mais me inspiram nesses jogadores.

BJE: – Como você vê a situação do basquete no Brasil atualmente?

Edvan de Lira Gomes Junior: – Eu acho que o basquete brasileiro está evoluindo, temos muitos jogadores jogando na NBA e na Europa e que são importantes em seus times. Nas Olimpíadas a seleção mostrou que pode jogar de igual pra igual e até vencer seleções muito boas, mas para mim ainda pode melhorar.

BJE: – Para finalizar, você poderia dar alguma dica para as pessoas que estão iniciando no basquete, ou que pensam em começar a praticá-lo?

Edvan de Lira Gomes Junior: – Ah, eu acho que o importante para quem quer começar a jogar basquete é relaxar se divertir, esse é o principal ponto para mim, você só vai se motivar a continuar praticando o esporte se estiver se divertindo.

Email para contato: alexandre.kanashiro2803@gmail.com