Visita ao Esporte Clube Pinheiros

Uma Visita ao Esporte Clube Pinheiros

Victor Deucher Figueiredo Santos

Os alunos da disciplina “Jornalismo Esportivo-A Pauta Além do Futebol” tiveram a oportunidade de conhecer as estruturas do Esporte Clube Pinheiros, um dos mais tradicionais clubes da cidade de São Paulo. Localizado numa região altamente valorizada da cidade, com acesso pela avenida Brigadeiro Faria Lima, o clube possui mais de 170.000 metros quadrados para a prática de mais de 30 modalidades. Atualmente são mais de 38.000 associados, e, dentre eles, há os atletas de alto rendimento que conseguem sempre representar o Brasil nas Olimpíadas. Não é à toa que cerca de 10% de todas as medalhas olímpicas do Brasil foram conquistadas por atletas que tiveram passagem pelo Clube Pinheiros.

Durante nossa visita, conhecemos um pouco da história do clube, que em sua fundação ainda possuía o nome de Sport Club Germânia. Fundado pelo alemão Hans Nobling em 1889, o clube teve de alterar o seu nome quarenta anos mais tarde devido ao contexto da Segunda Guerra Mundial. Convenientemente, há no clube o centro Pró-Memória, que leva o nome de seu fundador. Este tem o objetivo de relembrar os fatos que marcaram o Pinheiros durante os seus 128 anos de história.

Além do centro Pró-Memória, visitamos as instalações de várias modalidades, entre elas a esgrima, o vôlei, o levantamento de peso, a natação, o atletismo e o judô, entre tantas outras.

Vale ressaltar a relevância que o Esporte Clube Pinheiros possui para a prática esportiva, seja para o lazer, seja para dar orgulho ao país nas conquistas dos seus atletas de alto rendimento.