NotíciasReportagensVisita ao Esporte Clube Pinheiros

Visita ao Pinheiros

por Fábio Dellape

Esporte Clube Pinheiros é um clube social, esportivo e recreativo brasileiro da cidade de São Paulo. Fundado como Sport Club Germânia, teve que mudar seu nome por determinação do governo durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente é um dos clubes de maior destaque no Brasil em diversas modalidades amadoras, principalmente na natação e no judô , onde vem sendo o maior clube brasileiro desde meados de 2000.  Hoje o Esporte Clube Pinheiros tem 117 anos, é um clube com aproximadamente 2.000 funcionários 38.000 associados. O modelo de associação é mensal gera patrocínio e incentivo ao esporte.

E.C.Pinheiros (divulgação)

Os alunos da disciplina Jornalismo Esportivo: Pautas além do Futebol tiveram a oportunidade de fazer uma visita ao Clube no dia 23 do último mês de novembro. Nessa visita os alunos conheceram os complexos de treinamento e estrutura que o clube fornece aos seus atletas  e associados.

Primeiramente os alunos foram levados ao centro de ginástica olímpica, onde tiveram a oportunidade de ver o treinamento de atletas infantis de alto rendimento, enquanto paralelamente acontecia o treino dos associados para praticantes  casuais. Se fez possível notar a presença de técnicos com experiência e tato para lidar com as crianças, que aparentavam entre 7 e 8 anos. O mesmo foi possível notar no próximo local visitado, o centro de treinamento de esgrima, onde haviam, assim como na ginástica Olímpica, haviam atletas infantis de alto rendimento treinando. Isso mostra a preocupação do Clube com a formação de uma base de atletas, uma parte fundamental para a criação de talentos que se destaquem em escala global.

Além disso foram feitas visitas aos complexos de luta, quadras internas e externas de futebol, academias, nutricionistas e médicos que possibilitam ao atleta o aperfeiçoamento de diferentes pontos da sua performance. Percebe-se, mesmo nos esportes com bola, que o treinamento e a preparação fora de quadra também são fundamentais.

Além disso o clube conta com várias lanchonetes, lojas, complexos de lazer, piscinas e até um museu da história do Clube.