Crônicas

Força Porto, Allez!

Por Diogo Nuno Ruiz Dias Jorge

Força Porto Allez! É o grito de guerra de uma “claque” apaixonada, não apenas por um clube, mas também por uma cidade muito característica e tradicional do meu país, Portugal.

Desde o dia em que eu nasci, vivi no Porto e vivi para o Porto. Desde 1997 torci e vibrei com vitórias e títulos, mas sofri e chorei com aquelas derrotas difíceis de “engolir” e títulos perdidos. Especialmente aqueles para os rivais.

A minha primeira recordação e uma das mais emocionantes que vivi no Dragão (nosso estádio) foi no final de Maio de 2006, temporada 2006/2007. Naquele final de campeonato, os três grandes de Portugal, Porto, Benfica e Sporting chegavam para a última “jornada” com uma diferença pontual de apenas 1 ponto. Nós estávamos em primeiro e jogávamos o jogo do título em casa contra o Desportivo das Aves, equipe que lutava contra a descida de divisão.

Desde o horário que acordei, até ao início do jogo a cidade pulsava de ansiedade para o confronto. Felizmente ganhamos o jogo com um certo drama e fomos campeões portugueses. No estádio estava com o meu pai e os meus tios comemorando o meu primeiro título dentro do Dragão, comemoração esta que se arrastou pela cidade pela noite dentro, culminando com o festejo na Avenida de Aliados (local tradicional da cidade do Porto). A cidade não dormiu aquele dia, e com 9 anos de idade participei daquele momento de êxtase.

Seguramente, aquele dia/noite foi o dia em que fui dormir mais tarde até à data.

Até hoje, já participei de vários momentos como este, cada um com o seu gostinho especial. Espero que viva ainda muitos mais durante a minha vida.