Visita ao Esporte Clube Pinheiros

Pinheiros: excelência no esporte brasileiro

Por: Heitor Prado de Moraes

Localizado na maior cidade do país, no nobre bairro Jardim Europa, em meio ao caos urbano da maior metrópole da América do Sul, crianças, adolescentes, adultos e pessoas da melhor idade praticam os mais variados esportes, em uma área arborizada e em uma estrutura que em nada deve para os países de primeiro mundo. Este é o Esporte Clube Pinheiros.

De origem alemã, fundado em 1899, ainda no século XIX, com o nome de Germânia, que se alterou posteriormente por conta da Segunda Guerra onde assim como outras agremiações esportivas como Palmeiras (Palestra Itália) e Cruzeiro (Palestra Itália), foram impedidos de utilizar nomes que faziam referência a países do eixo. Com origem dedicada ao futebol, alcançando inclusive, o bi-campeonato paulista em 1906 e 1915 ainda como Germânia, o Pinheiros ao longo de sua história passou a se dedicar a outros esportes, deixando o esporte bretão de lado.

O Pinheiros hoje é o maior clube poli-esportivo brasileiro. O clube conta com 38.000 associados, o espaço dispõe de 170.000 metros quadrados de áreas de esporte, lazer, recreação e muitos equipamentos esportivos de alta qualidade. O clube dispõe de equipamentos esportivos para 16 modalidades esportivas olímpicas, disponíveis não só para escolinhas de aprendizagem para crianças, como os demais associados e atletas de alto rendimento.

O Pinheiros é responsável por 10% de todas as medalhas brasileiras em todos os Jogos Olímpicos. Arthur Nory, por exemplo, medalhista de bronze nas últimas olimpíadas no Rio é atleta do Pinheiros. Delegações de diversos esportes como a esgrima foram compostos com um grande número de atletas do Pinheiros na última olimpíada. Isso reflete a grandeza e o bom trabalho feito no clube da capital paulista.

O Blog Jornalismo Esportivo da USP teve a oportunidade de conhecer o Pinheiros e você pode conferir algumas das imagens desta visita, abaixo:

             Heitor Prado de Moraes

Quadra de Basquete, que recebe jogos do EC Pinheiros na NBB.

 

                                  Heitor Prado de Moraes

Crianças praticando futebol em um dos campos society do clube.

 

                                  Heitor Prado de Moraes

Ginásio para prática de Ginástica Artística, local de treinamento do medalhista olímpico Arthur Nory.

 

                                  Heitor Prado de Moraes

Ginásio de judô, um dos carros-chefe do EC Pinheiros.

 

             Heitor  Prado de Moraes

Piscina olímpica para a prática de natação no EC Pinheiros.

 

            Heitor  Prado de Moraes

Sala de memória e conquistas do EC Pinheiros.

 

            Heitor Prado de Moraes

Ambiente de treinamento de Levantamento de Peso.