Visita ao Esporte Clube Pinheiros

Visita ao Esporte Clube Pinheiros (ECP)

Por: João Victor Jardim Mendonça

No dia 23 de novembro, os alunos da disciplina de Jornalismo Esportivo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo realizaram uma visita técnica ao Esporte Clube Pinheiros (ECP), um importante espaço para práticas de esportes da cidade, tanto nos treinamentos para atletas em níveis de competição, quanto para amadores sócios do clube.

O clube conta com mais de trinta e oito mil associados e possui uma infraestrutura desejável, o que o caracteriza como o maior clube poliesportivo da América Latina. O ECP conta com vários atletas de alto rendimento. Muitos deles representaram e continuam representando o Brasil nas principais competições esportivas das Américas (Pan-Americano) e do mundo (Olimpíadas).

Durante a nossa visita, e depois de ter conhecido muitos espaços e técnicas esportivas, como o judô, a esgrima e o complexo aquático, fomos agraciados com uma entrevista da atleta olímpica do Atletismo, Adriana Aparecida da Silva (campeã dos Pan de 2011 e 2015 e atleta olímpica em Londres e no Rio de Janeiro).

Adriana destacou a emoção de representar seu país em competições desse nível e deu importantes dicas para aqueles que desejam praticar esportes: mantenham o foco, sejam disciplinados, e tenham coragem para superar os desafios que o esporte pode proporcionar. Apesar de todas as dificuldades que encontra para se manter entre as maiores maratonistas do mundo, a medalhista pan-americana descreveu que sua maior emoção foi entrar no estádio do Maracanã (palco da abertura da Rio 2016) e ver toda a torcida brasileira vibrando e apoiando seus atletas.

Diante do exposto, destacamos a importância do ECP que com suas instalações, disponibilidade de departamento técnico, e financiamento de atletas contribuiu e continuará contribuindo com o esporte brasileiro.

Pesos da sala de levantamento de peso – Foto: João Victor Mendonça
Jovens atletas da esgrima – Foto: João Victor Mendonça