ArtigosEntrevistas

Modalidade Rugby

Por Gabriela Rabelo Bueno

O Rugby é um esporte oriundo da Inglaterra, que surgiu aproximadamente em 1845, como uma vertente do futebol que pode ser praticado em algumas modalidades, como os jogos de 15, 13 e 7 jogadores, sendo a última a modalidade olímpica do esporte, além disso, existem também o rugby de praia, em cadeiras de roda e o subaquático.

A primeira aparição do esporte nas Olimpíadas foi em 1900, na edição de Paris, participando além disso das edições de 1908, 1920 e 1924. Sendo que depois disso, o esporte foi retirado das Olimpíadas pelo Comitê Internacional, e atualmente, em 2009, o comitê elegeu o Rugby 7, modalidade com 7 jogadores em cada time, mencionada anteriormente, a voltar para as Olimpíadas em 2016, na edição que ocorreu no Rio de Janeiro, tendo Fiji levado a medalha de Ouro no torneio masculino e a Austrália no feminino.

Já no Brasil, o esporte chegou no século XIX, em Salvador, devido a influência britânica, porém, o país nunca obteve resultados expressivos em grandes torneios internacionais, mas por sediar as Olimpíadas de 2016, o Brasil participou do torneio.

Tendo em vista esse panorama, entrevistamos Pedro de Oliveira Rocha, 21 anos, aluno do curso de Turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), praticante do esporte. Segue abaixo a entrevista feita com ele:

P: A quanto tempo você pratica o esporte?

R: Eu treino rugby pela minha faculdade há 2 anos. O nível é amador e jogamos uma competição por semestre, mas fazemos alguns amistosos a cada dois meses.

P: Onde você treina atualmente e com qual frequência?

R:Treino pela minha faculdade (ECA USP) e os treinos são duas vezes por semana, com 2 horas de duração cada.

P: O que te motivou a começar?

R: Eu comecei a treinar rugby porque sempre achei um esporte físico e dinâmico e isso é o que mais me interessa em esportes. Além disso, o rugby é um esporte de muita tradição e de muito respeito, e isso me chamou atenção desde que comecei a pesquisar sobre o esporte, e é o que mais me incentiva a continuar praticando.

P: Como você vê o panorama do rugby nacional atualmente?

R: Acredito que ainda que em pequena escala, o rugby é um esporte que vem numa crescente, nacionalmente falando. Ouve-se cada vez mais sobre incentivos a este esporte e cada vez mais escolas promovendo ações acerca da iniciação e prática desse esporte. Além disso, há instituições como o SESC que neste ano promoveram ações que traziam informações e curiosidades sobre o esporte em diferentes dinâmicas dentro de seu espaço. Infelizmente, se compararmos ao futebol, que é o esporte predominante no país, o rugby não represente parte significativa, no entanto, é feliz ver que este esporte tem sido divulgado e apresentado para cada vez mais pessoas.