Visita ao Museu do Futebol

Entrevista com César, Henrique e Felipe

O Museu do Futebol foi inaugurado em 2008, e fica localizado junto ao Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller. Conta com 15 salas temáticas que ajudam a contar a história do futebol no Brasil. Há uma série de elementos que mostram do início da prática desse esporte no país até os dias atuais. Podem ser encontrados fatos e dados dos principais clubes do país, de campeonatos nacionais e regionais e grandes jogadores.

O Museu destaca cada uma das edições já realizadas da Copa do Mundo, e mostra a Seleção Brasileira: sua trajetória ao longo do tempo, principais jogadores, títulos, vitórias e derrotas e jogos inesquecíveis da seleção pentacampeã. Também há destaque para o Futebol Feminino e a participação das mulheres no esporte.

O Museu é interativo, o visitante pode assistir a jornalistas e personalidades do meio futebolístico comentando seus momentos marcantes ligados ao futebol, ouvir narrações de grandes locutores de rádio, ver números e saber de curiosidades sobre o futebol brasileiro,  ter uma vista do gramado do estádio, jogar uma partida de pebolim, brincar no campo virtual e até chutar a gol. Logo na entrada, há um espaço destinado a exposições temporárias. No dia em que o grupo foi, havia uma exposição sobre os clássicos existentes em todo o país, com vídeos e painéis mostrando os principais confrontos, os nomes de cada um e os resultados das partidas disputadas até hoje.

Uma série de excursões ao local, de escolas do interior e de turistas estrangeiros, ocorreram no dia em que o grupo fez a visita. Ao longo das salas do Museu entrevistamos um pai com seus dois filhos. César, de 46 anos, e seus dois filhos gêmeos, Henrique e Felipe, de 11 anos, são de Avaré, interior de São Paulo, e estavam visitando o Museu pela primeira vez. Eles estão na capital pois os meninos estão fazendo testes na escola de futebol do Palmeiras. Apesar disso, nenhum deles é palmeirense. O pai e Felipe são são-paulinos, enquanto que Henrique é corintiano. Os três gostam muito de futebol e estavam curtindo muito a visita. Quando perguntados sobre o que mais se interessaram no Museu, Felipe respondeu sobre o túnel que pode ser visitado e liga a exposição sobre clássicos até o gramado do Pacaembu, ouvindo ao longo dele o barulho das torcidas, disse que era bem legal. Henrique não quis se estender e concordou com o irmão.

Os meninos estavam bem tímidos com a entrevista e não souberam dizer o momento mais marcante para cada ligado ao futebol, seja com o time do coração ou com a seleção, o que nos fez acreditar que o sonho de ser jogador pertencia mais ao pai que aos dois meninos. Para César, um dos momentos mais marcantes para ele foi a conquista do tetracampeonato mundial, na Copa de 1994, nos Estados Unidos. Ele cita a disputa de pênaltis na grande final e a cobrança perdida de Roberto Baggio para a Itália, que deu o título mundial para o Brasil.

Os meninos acompanham com muito foco o futebol internacional, mais até que o futebol brasileiro e são muito fãs de Cristiano Ronaldo. A entrevista foi bem concisa, mas foi bem interessante e os três gostaram da conversa.

O Museu do Futebol possui grande riqueza de detalhes e vale a pena ser visitado por amantes e não amantes da modalidade, pois relata sobre o esporte mais popular do país, mostrando como ele se tornou uma peça importante na história e cultura brasileira.

Link das fotos: https://www.instagram.com/visitatiete/

Museu do Futebol

Por Caio Servidio dos Santos,  Breno Teruo Okamoto,  Gustavo Briccoli de Almeida, Victor Madureira Ferrari, Almir Ribeiro Couto e Roberta Silva de Loureiro