Notícias

Live com pós-doutorando da ECA-USP debate história, cultura e imaginário do futebol argentino

Na última sexta-feira, dia 19 de junho, a Liga Argentina de Futebol de Mesa fez em seu Facebook uma live no com Rafael Duarte Oliveira Venancio.

Jornalista, escritor, dramaturgo e cartunista, Rafael Duarte Oliveira Venancio é pós-doutorando em Ficção e Dramaturgia Radiofônicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP, bem como Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pelo PPGMPA-ECA-USP e colunista do site Jornalismo Esportivo ECA-USP. No começo dos anos 2010, foi jornalista do blog Futebol Portenho e Futnet, sendo setorista do River Plate, Divisões Inferiores e repórter de especiais em História do Futebol Argentino

Na conversa, foi abordado o papel da cultura e do imaginário do futebol argentino, respondendo curiosidades sobre rivalidades, apelidos, grupos sociais e grandes craques do passado do futebol da América do Sul.

A Liga Argentina de Futebol de Mesa, disputada segundo as regras oficiais da modalidade Bola 3 Toques, é uma livre associação sem fins lucrativos, não vinculada à estrutura oficial do esporte. Possui entre os seus componentes atletas federados, filiados por vários clubes como o Club de Regatas Vasco da Gama, o Botafogo de Futebol e Regatas, o Bangu Atlético Clube e o Clube Comary de Teresópolis, entre outros. O que une seus integrantes é a partilha de algo maior que o comprometimento com as entidades federativas: a paixão pelo futebol argentino. O grande desafio da Liga Argentina é transportar para as disputas nas mesas, a história e a mística do futebol mais raiz do planeta.

Participaram também da live, três representantes da Liga.

Antonio Lima Ornelas tem 47 anos, é engenheiro de formação, mas há oito anos trabalha como gestor público na Fundação Oswaldo Cruz. É atleta de futebol de mesa do Vasco da Gama, time pelo qual torce. Mas é também, há 23 anos, um grande apaixonado pelo River Plate, clube que terá a honra de defender na Liga.

Luís Coelho Júnior tem 44 anos, é professor de História e microempresário do ramo automobilístico. Como botonista, atua oficialmente pelo Bangu Atlético Clube, seu time de coração. Na Liga representará o Racing, clube pelo qual tornou-se fanático desde a década passada.

Bruno S. G. Machado, 41 anos, é bacharel em Direito e servidor público do Poder Judiciário da União. É botonista filiado ao Botafogo de Futebol e Regatas e Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), pela modalidade Bola 3 Toques. Virou hincha do Huracán ao apaixonar-se pela história do clube. Mas é, acima de tudo, um admirador do futebol portenho.

Quem quiser ver a live basta ir no Facebook da Liga Argentina de Futebol de Mesa. Para facilitar, o link é
https://www.facebook.com/ligaargentinadefuteboldemesa/videos/687717262011014/