EntrevistasReportagens

Arthur Lopes Couy, um jogador de futuro

Arthur Lopes Couy é nascido e atualmente reside na cidade de Malacacheta, no interior nordestino de Minas Gerais. Nasceu em 2005 e é um jogador de futebol com sonho de subir para um time profissional. Já jogou na categoria de base do Fluminense Football Club, no Rio de Janeiro; na Sociedade Esportiva Itapirense, no interior do São Paulo; e fez testes em times alemães.

 

Acompanhe os principais momentos da entrevista com a repórter Júlia Lopes Felitte:

1- Quando começou a pensar em entrar na área esportiva?

“Desde os meus primeiros passos eu já chutava bola, fui crescendo e só aprimorando no esporte, que é o futebol. Entrei na escolinha e quando percebi que eu era bom, quando chegavam em mim e falavam isso e eu fui chamado pra testes em alguns times, se tornou meu sonho”

2- Ligação com o esporte:

“A minha ligação com o esporte é literalmente tudo, se baseando em saúde e em bem estar principalmente. O esporte desempenha um importante papel na formação do homem e da vida em sociedade também. E pra mim ele é tudo.”

3- Perspectiva de futuro:

“Sonho em ter um futuro relacionado ao esporte porque é uma área onde eu me identifico muito, sabendo também que a prática deste vai me tornar mais saudável daqui uns anos.”

4- Dificuldades da área:

“As principais dificuldades no meu caso, que sonho em ser jogador profissional, é ter que sair de casa muito novo, a distância da família e dos amigos, as possíveis lesões, o preconceito, a questão financeira e principalmente risco de um futuro incerto.”

5- Momento marcante que vivenciou praticando esporte:

“O futebol já me proporcionou muitas alegrias, momentos e lances marcantes. Colocando aqui os três mais importantes para mim, foi poder viajar para fora do país para jogar; outro momento foi quando tive a oportunidade de treinar no CT de uma equipe de grande expressão no futebol nacional e internacional, como o Fluminense; e o terceiro e último momento, sendo essa a melhor sensação de todas, foi quando marquei o gol na final de um campeonato consagrando a minha equipe campeã.”

 

Depoimento de familiares:

 

“Acho o esporte muito importante para a saúde física e mental das pessoas. As dificuldades na área são varias: são muitos atletas em busca do mesmo objetivo, sempre há riscos de lesões etc. Mas o importante para mim em relação ao Arthur, é ele ser feliz fazendo o que mais gosta de fazer. São vários momentos marcantes que acompanhei desde os primeiros passinhos atrás da bola dele e logo percebi sua potência de chute. Foram várias partidas jogadas na infância com ele sempre se destacando em relação aos colegas, fiquei muito orgulhoso quando o vi vestindo a camisa do Fluminense nas categorias de base e jogando de igual pra igual, tanto que ficou sendo monitorado por cerca de um ano no Rio. Enfim, sou apaixonado por futebol e mais ainda pelo meu filho.” Jean Carlos Rodrigues Couy (pai do atleta)

 

“Acho muito importante a prática de esportes na vida do Arthur. E o futebol para ele sempre foi realizado com muito amor. Ele tem prazer em jogar futebol e acredito que ele conseguirá realizar o grande sonho em ser um jogador profissional. Nossas dificuldades sempre foram a de morar no interior do estado e também de muitas vezes a falta de dinheiro para investir ainda mais na carreira dele. Mas no fim vale a pena porque ver ele evoluir na área é muito satisfatório. Sem dúvidas o momento mais marcante para mim foi vê-lo jogar em campos na Alemanha.” Kerly Lopes Barbosa Couy (mãe)

 

“Acho super importante ele gostar do esporte, em especial, do futebol. Esporte é vida, é saúde, é prazer. Mas sinceramente, não há muita espectativa para um futuro. Ele vem tentando, já algum tempo, mas não é fácil. Muito concorrido, precisa ter alguém influente na área, envolve muita burocracia, é um caminho cheio de pedras. Mas ele ainda não desistiu. Deus proverá. Adoro vê-lo fazendo os gols com a canhotinha dele. Me sinto orgulhosa de vê-lo jogando, porque ele faz por prazer. Izaura Lopes Barbosa (avó).

 

 

* Júlia Lopes Felitte é aluna da disciplina Jornalismo Esportivo: a pauta além do futebol

Fotos: arquivo pessoal Arthur Lopes Couy