Visita ao Esporte Clube Pinheiros

Clube Olímpico

Por Gabriel Jardim, Sérgio Barbosa e Veronica Grether

O Esporte Clube Pinheiros, localizado na cidade de São Paulo, às margens do Rio Pinheiros, foi fundado em 1899, originalmente chamado de Sport Club Germânia. Ao longo dos anos, o clube se tornaria referência olímpica entre os clubes esportivos no país.

imag-1

A História Olímpica

A história olímpica do Pinheiros teve início em 1936 com o atletismo nas Olimpíadas de Berlin. Em 1948 7 atleta do Pinheiros participaram da delegação brasileira nas Olimpíadas de Londres, nas modalidades natação, saltos ornamentais e atletismo. Em 1952 nas Olimpíadas de Helsinque tiveram dois atletas representando o Esporte Clube Pinheiros. Em Roma nas Olimpíadas de 1960 o nadador pinheirense Manoel dos Santos trouxe a primeira medalha olímpica para o Clube. Em 1964 na edição em Tóquio estreou uma das modalidades mais tradicionais do Pinheiros, o Polo Aquático. Em 1972 nas Olimpíadas de Munique tiveram três modalidades representando o Pinheiros: no Halterofilismo, na Natação e no Vôlei. Em Montreal, nas Olimpíadas de 1976, é conquistada no Atletismo a segunda medalha Olímpica na história do Clube. O período Olímpico mais vitorioso do Pinheiros foi entre os anos 1980 e 2012 com a conquista de 8 medalhas Olímpicas. Em 1980, nas Olimpíadas de Los Angeles, tiveram representantes do Clube no Polo Aquático, na Natação e no Judô que conquistou a medalha de prata. Em 1988 o Pinheiros participou das Olimpíadas de Seul nas modalidades Esgrima, Halterofilismo e na Natação. Em 1996 em Atlanta o nadador Gustavo Borges, atleta do Pinheiros, conquistou a medalha de prata e bronze. Nesse ano o Clube foi representado pela Natação, Handebol, Judô, e Halterofilismo. Em Atenas em 2004 a modalidade Saltos Ornamentais volta a ser representada nas Olimpíadas pelos atletas do Pinheiros. Em 2008 em Pequim foi a maior Olimpíada do Pinheiros até então, com a primeira medalha de Ouro conquistada pelo atleta Cesar Cielo, que também conquistou um bronze. Além dele o judoca Leandro Guilheiro conquistou o bronze. Nesse ano o Pinheiros teve sua maior delegação, com representantes na modalidades: Atletismo, Esgrima, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Natação, Saltos Ornamentais e Levantamento de Peso. Em Londres em 2012 o Pinheiros conquista mais uma medalha de bronze com o judoca Rafael Silva, além de contar com 31 atletas pinheirenses na delegação brasileira das Olimpíadas.

O Sucesso Atual

Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em agosto de 2016, o clube se destacou novamente por ter 65 atletas fazendo parte da delegação brasileira; não somente isso, dois foram medalhistas: Arthur Nory, na ginástica, e Rafael Silva, no judô[1].

Tudo isso faz com que o Esporte Clube Pinheiros se auto-declare como um clube olímpico, e com razão. E o motivo para esse sucesso, tanto no passado, quando na atualidade, se deve principalmente à estrutura esportiva que o clube consolidou ao longo de tantos anos.

[1] Fonte: Folha <http://www1.folha.uol.com.br/esporte/olimpiada-no-rio/2016/08/1807260-com-dinheiro-publico-clubes-formam-maioria-dos-medalhistas-brasileiros.shtml>.

imag2

Os ginásios, piscinas, academias, pista de atletismo e afins tem reformas constantes para permitir que os sócios, aspirantes aos esportes e os próprios esportistas possam manter regularmente suas atividades. Uma prova disso está na rápida adaptação do clube para receber os treinos da delegação olímpica chinesa este ano[1].

O Futuro do Clube

O cenário desportivo está em constante crescimento e com o surgimento de Leis de Incentivo ao Esporte dos Governos Federal e Estadual, os investimentos têm sido ainda maiores e mais constantes. O Clube Pinheiros atua em conjunto ao Departamento de Lei de Incentivo ao Esporte para a captação de recursos incentivados em Projetos de Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e SINCOV.             O Esporte Clube Pinheiros é um dos principais centros de formação e preparação de atletas do Brasil. Para atingir resultados e investir na carreira dos esportistas, o Clube conta com o apoio de quatorze empresas que juntas formam a Aliança Pinheiros Esporte.             Através de cotas mensais de patrocínio, as empresas realizam ações de fidelização, oferecem oportunidade de negócios e garantem exclusividade no segmento de atuação.             Sem dúvida, o esporte é o que move o Pinheiros, onde mais de 20 mil associados participam das modalidades recreativas ou competitivas, e como um dos objetivos é continuar a marcar presença nos pódios nacionais e internacionais, inclusive nas Olimpíadas.

[1] Fonte: Folha <http://www1.folha.uol.com.br/esporte/olimpiada-no-rio/2016/07/1788577-pinheiros-se-adapta-para-receber-delegacao-olimpica-da-china.shtml>