Artigos

Maria das Flores

por Ricardo Almeida e Thomaz Macetti.

 

Maria Flores Silva, nascida em São Paulo no dia 19/01/1970, filha única de um casal de emigrantes portugueses, começou a se exercitar tardiamente em sua vida devido a problemas de saúde.Corretora de imóveis hoje se divide entre a rotina estressante do seu dia a dia com treinos específicos para as corridas de maratonas que ela pratica a mais de cinco anos

Mas nem foi sempre assim, até seus cinquenta anos Maria era uma mulher sedentária que se alimentava de maneira incorreta e consequências em seu corpo ocorreram. Diagnosticada com diabetes e hipertensão viu no esporte uma maneira de alterar sua vida para melhor e nessa reportagem mostraremos como foi tal processo e que benefícios o esporte a proporcionou.

Entrevistadores: Como foi o processo de mudança de hábitos diários depois de viver tanto tempo de certa maneira?

Maria: Olha não vou mentir… No começo foi bem complicado, pois comia muita besteira fast food e minha locomoção era apenas de casa para o carro e do carro para o trabalho. Mas com a vida não se brinca depois que fui diagnosticada com problemas graves de saúde comecei devagar uma reeducação alimentar e fazer pequenas caminhadas. Claro que sempre acontece uma escapada aqui e outra ali mas conforme o tempo passa parece que o corpo se acostuma. Não sei explicar direito mas com o passar do tempo fica mais fácil.

E: E em que momento alem de se exercitar para melhorar a suade você decidiu correr meias maratonas?

M:Sempre gostei de desafios em minha vida, mas geralmente eram no âmbito intelectual e profissional, mas ao passar a andar e correr em uma praça perto de onde eu moro conheci um grupo de pessoas da minha idade que frequentavam maratonas. Daí em frente eu me desafiei para ver ate onde eu conseguiria chegar e se meu corpo aguentaria tal meta.

E: E como a senhora enxerga o esporte como agente transformador de vidas? Pois a senhora como podemos observar por fotos antigas é um exemplo vivo.

M: Olha, realmente sempre ouvi que o esporte era bom para as pessoas, mas só fui descobrir depois dos cinquenta. E não é somente no âmbito da saúde física, realmente a prática esportiva ajuda o lado psicológico e emocional também. Desde que comecei a correr me sinto melhor dou mais risada respiro e vivo melhor em outros momentos da minha vida. Por isso que sempre recomendo para as pessoas se exercitarem e mostro fotos antiga minhas.

E: Quais foram as mudanças físicas nesses cincos que você decidiu começar a correr?

M: As primeiras grandes mudanças foram a normalização da minha hipertensão e grande melhora em meus índices glicêmicos. Além disso sai do modelo cinquenta e dois para quarenta e quatro perdendo mais de vinte kilos.

E: Para finalizar que mensagem você deixaria para os sedentários que estão querendo mudar seus hábitos?

P: Eu falaria que o caminho é longo e difícil, mas que o maior desafio é desconstruir si próprio. Os vícios criados ao longo de uma vida são complicados de serem mudados, mas as recompensas futuras das praticas esportivas superam esses momentos delicados e difíceis de readaptação.