ISSN 2359-5191

23/04/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 23 - Sociedade - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas
Seminário busca derrubar paradoxos da distância entre Brasil e Portugal

São Paulo (AUN - USP) - A arte portuguesa é um assunto muito desprezado aqui no Brasil. Séculos de colonização parecem ter criado uma barreira que prejudica a inserção de artistas portugueses no nosso mercado. A professora Flávia Maria Corradin, coordenadora do Seminário Acadêmico Sábado com Arte Portuguesa juntamente com a professora Annie Gisele Fernandes, fala da necessidade de divulgação dos diferentes tipos de expressão artística oriundos deste país da península ibérica, paradoxalmente tão distante.

Todo semestre, o grupo que estuda Literatura Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP, apresenta um seminário acadêmico voltado para o público geral e ministrado na forma de curso de extensão, sempre com um tema inédito. Depois de organizar seminários sobre o ensino de literatura portuguesa no Brasil, teatro ou poesia, desta vez a proposta é estudar a arte portuguesa como um todo e suas ligações com a literatura, derrubando barreiras existentes entre os dois países.

O curso – uma iniciativa das duas professoras coordenadoras – visa divulgar a literatura e a cultura lusitanas, trazendo mais informações sobre esses temas. A arte portuguesa é pouco acessível aqui no Brasil e, embora nossos países pareçam próximos, a relação é escassa. É preciso aprofundar o estudo da cultura portuguesa e dar espaço a artistas não tão conhecidos.

Feito o convite, a Seção de Atividades e Cursos Extra-curriculares da FFLCH ficou responsável pela organização geral do seminário. Aberto ao público em geral, as 100 vagas oferecidas geralmente são preenchidas por graduandos da USP e pós-graduandos de faculdades particulares. Para a professora Flávia, isso ocorre por que a literatura portuguesa vem perdendo espaço nos currículos universitários.

As palestras ministradas falarão de aspectos artísticos ligados à literatura e de suas relações com esta. Trata-se de uma abordagem intersignum – mistura de várias linguagens verbo-visuais – que privilegia a literatura e as artes afins, por ser esta a área de estudo do grupo organizador. Cada professor convidado falará de um tema – por ele proposto – que é de seu interesse como pesquisador, partindo, na maioria das vezes, do enfoque acadêmico para um mais geral. Para o público, é necessária uma contextualização previa daquilo que parece óbvio para os pesquisadores.

Uma vez que o objetivo do curso visa informação e divulgação, Flávia acredita que quaisquer esforços nesse sentido devem ser exercitados dentro da universidade. “As pessoas ouvem falar cada vez menos das coisas” e, apesar da internet, não pesquisam nem buscam esse tipo de informação. “É preciso ampliar: tirar esse tipo de pesquisa do meio acadêmico.” Essa é a intenção do curso e sua importância.

Serviço:
Sábado com Arte Portuguesa
Coordenadoras: Profª Drª Annie Gisele Fernandes e Flávia Maria Corradin (FFLCH/USP)
Período do Curso: 26 de abril a 14 de junho de 2008
Sábados: das 9 às 12h30
Valor do Seminário: R$ 30,00
Inscrição: a partir de 7.04.2008 enquanto houver vaga. Somente pela Internet, no site http://www.fflch.usp.br/sce/cursos/sabados_portuguesa.htm#

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br