ISSN 2359-5191

19/12/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 149 - Sociedade - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas
Pesquisa faz relação entre abordagem do Jornal Nacional e conclusões de telespectadores sobre política

São Paulo (AUN - USP) -Em uma pesquisa feita este ano na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o mestrando Nuno Coimbra Mesquita fez uma relação entre as percepções dos telespectadores e a agenda de política do Jornal Nacional, considerado atualmente o jornal mais assistido do país. Para isso, ele fez um recorte da atuação do JN durante a crise política de 2005, com o chamado mensalão.

Mesquita notou uma predominância de abordagens negativas sobre o assunto, e não no referente à maneira pela qual interpretou os assuntos. Mesmo assim, a despeito do esperado, Mesquita concluiu que quem mais assiste o telejornal possui, em geral, associações mais positivas em relação a diversos indicadores de apoio público ao regime atual. " A taxa de consumo de JN, quando associada a variáveis de confiança nas instituições ou maior satisfação com a democracia, apresenta correlações positivas”, diz ele.

Apesar da importância do telejornal na forma como os brasileiros recebem os fatos em suas casas, outros fatores também são importantes para a análise das conclusões desses cidadãos. A esse respeito, o pesquisador diz que “os resultados apontam avaliações de determinadas instituições, além de uma percepção do problema da corrupção, mais positivas dentre aqueles que consomem o JN, mesmo com uma agenda extremamente negativa durante o período. Além disso, a interação com a audiência do JN aparece diminuindo e até mesmo revertendo, atitudes negativas dos cidadãos mais instruídos e de maior renda.”

Além do fator renda, ainda existem outros fatores influentes. Aqueles que gostam de política ou que confiam mais na televisão, por exemplo, tendem a acreditar mais na democracia. O que se aplica em âmbito nacional, independente da possível influência do JN na vida e nas decisões dessas pessoas. Algumas, mesmo assistindo todos os dias ao telejornal, têm o olhar crítico sobre o que está sendo televisionado, de forma a procurar outras formas de se informar para, então, formar sua opinião, seja sobre política, seja sobre quaisquer outros assuntos.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br