ISSN 2359-5191

06/07/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 46 - Saúde - Instituto de Ciências Biomédicas
USP lança livro sobre dependência química

São Paulo (AUN - USP) - Depois de 25 anos de pesquisas, publicações e formação de professores, o grupo que estuda a dependência química do Instituto de Ciências Biomédicas da USP decidiu reunir vários de seus trabalhos em um livro. O professor aposentado e ainda pesquisador Roberto DeLucia assumiu a frente do projeto e finalizou ano passado o livro “Substâncias Psicoativas, dependência e estresse” com co-autoria de Cleópatra S. Planeta.

Ainda sem editora definida, a publicação aborda vários aspectos do tema, desde os efeitos comportamentais do uso de drogas de abuso até a origem neurobiológica dessas manifestações. “A idéia do livro é apresentar os modelos científicos e também servir para alunos, ou até pessoas leigas que queiram se informar sobre o assunto” disse Roberto. Os psicoestimulantes (cocaína, anfetamina etc) foram tratados com certa ênfase, mas outros tipos de substâncias que causam a dependência também foram abordados, como nicotina, álcool, solventes, canabinoides etc.

Para a confecção do livro, foi feita uma pesquisa de mercado e, os membros do grupo verificaram que não havia uma publicação nacional que tratasse amplamente dos vários aspectos da dependência.

O trabalho buscou relatar tudo que acontece no corpo do indivíduo desde a ingestão de uma droga até a constatação da dependência. De acordo com o autor, “a sensação prazerosa da administração vai aos poucos se modificando. Quando a dependência se instala, caracteriza-se uma perda do controle de seu uso”. A partir desse estado, acontecem as conhecidas crises de abstinência e instala-se a chamada “fissura”, que trazem o desprazer da droga.

Por fim, o livro traz uma correlação do stress com o desenvolvimento do vício. Segundo Roberto, “estatísticas apontam que pessoas que têm trabalhos mais estressantes possuem maior incidência de tabagismo, alcoolismo e uso de drogas em geral”.

Com cerca de 150 referências em cada capítulo, o livro busca ilustrar pesquisas no tema não só do Brasil, mas do mundo todo. Uma edição digitalizada já está disponível no site do Sibinet, o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP e alguns exemplares artesanais já estão disponíveis para pesquisa na biblioteca da área Biomédica da Universidade.

Confira o artigo sobre dependência de Roberto DeLucia no Jornal da USP.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br