ISSN 2359-5191

07/07/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 47 - Educação - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
USP oferece curso de astronomia para terceira idade

São Paulo (AUN - USP) - O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas-IAG/USP, realiza o curso de Astronomia para Terceira Idade, destinado à pessoas na faixa etária acima dos 55 anos, que possuam graduação ou licenciatura em qualquer ramo do saber. O curso ministrado há mais de uma década enquadra-se no programa universidade aberta à terceira idade mantido pela USP, e dura um semestre no módulo de duas aulas por semana, com aproximadamente três horas/aula.

Segundo o coordenador, professor Enus Picazzio, o curso tem por objetivo mostrar as várias facetas e questionamentos sobre a Astronomia. “Além de transmitir conceitos básicos de Astronomia e Astrofísica, em linguagem adequada a esse público, o objetivo maior que a gente procura é o de situar a existência do ser humano no universo, alertar a interdependência do homem com o ecossistema para a sua própria sobrevivência. Procuramos mostrar que a dependência do ser humano em relação a outros sistemas e organismos para a sua própria sobrevivência é muito grande. Então, não vale apena poluir nem destruir o ambiente de vida do ser humano, porque essas práticas geram uma série de conseqüências indesejáveis para nós, uma vez que precisamos manter as boas condições de habitabilidade da terra”.

De acordo ainda com o professor Enus, o curso tem tido uma adesão muito grande. “Geralmente a demanda tem estado sempre acima da oferta de vagas. A procura tem sido satisfatória. Em média temos 50 alunos por turma. Eles sempre trazem propósitos diferentes: alguns vêem em busca de uma visão macroscópica da terra, outros em busca de respostas sobre colocações filosóficas acerca da origem do universo, muitos vêem em busca de um ponto de equilíbrio entre ciência e religião, e há também os que chegam aqui tentando formular suas teorias. E isso é salutar, no final acabamos respeitando as opções e motivações de cada um”.

Durante o decorrer do curso, além dos alunos terem a oportunidade de assistirem palestras com vários especialistas do ramo, fazem também observações telescópicas do espaço. “A noite quando o céu permite, a gente tem durante o curso, algumas sessões de observação. Os alunos vêem aqui de noite, montamos vários telescópios de pequeno porte e ensinamos os alunos como se faz e como se lê uma carta do céu, como você se localiza etc”

Tendo começado no mês de maio, o curso já caminha para a reta final, uma vez que faltam apenas duas aulas para o seu término. O professor Enus, antecipou o balanço do curso, que classificou de muito positivo. “A sala tem estado sempre cheia, o pessoal dificilmente falta. Há uma interação muito grande refletida num excelente nível de responsabilidades e níveis de aprendizado muito elevados”.

Enus recomenda o curso para o público alvo, “Convido a fazerem o curso que é realizado uma vez por ano, todas as pessoas que pretendem entender como o universo é grande, complexo, fascinante e ao mesmo tempo, como o ser humano consegue chegar a tudo isso. A Astronomia tem capacidade para responder tudo isso, e nosso curso se pauta nesse sentido”.

Mais informações relativas ao curso podem ser obtidas no site do IAG, ou através dos terminais telefônicos 11- 3091-2710, 2800 e 2814, de segunda à sexta no horário normal de expediente.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br