Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Conheça USP
por Daniel Fassa
Fotos por Cecília Bastos e Francisco Emolo

Foto crédito: Cecília Bastos
"Havia no ar  a idéia de se criar algo à semelhança de Princeton, fundada para atrair  personalidades perseguidas, como Einstein", conta Carlos Guilherme da Mota, sobre a criação do IEA

Há 21 anos, Instituto de Estudos Avançados é protagonista na interdisciplinaridade e reflexão crítica

Reativar dentro da USP o debate sobre a contemporaneidade e os problemas nacionais, em perspectiva multidisciplinar; trazer as vanguardas de pensamento para a Universidade e promover a integração entre seus diversos departamentos. Foram esses os ideais que nortearam a criação do Instituto de Estudos Avançados, 21 anos atrás. De lá para cá, grandes nomes passaram pelo instituto e trabalhos de peso foram desenvolvidos. Em 2007, o IEA assinou uma cátedra com a Universidad de la Frontera, do Chile, buscando contribuir para encurtar as distâncias culturais entre o Brasil e os demais países da América Latina.

O Instituto de Estudos Avançados foi fundado em 26 de novembro de 1986, no início da redemocratização do Brasil, que acabara de passar por uma ditadura de mais de 20 anos, encerrada em 1985. Muitos professores da USP haviam sido cassados no período, como Mário Schenberg, Octavio Ianni e Paul Singer. O IEA conseguiu trazer esses e outros docentes de volta, além de recolocar a USP na trilha das vanguardas da pesquisa internacional.

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto