Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Dicas
por Talita Abrantes
Fotos por Cecília Bastos e Francisco Emolo


Veja também:
Por trás dos dados
Saiba como participar do ELSA, a maior pesquisa de seguimento do país


Foto crédito: Cecília Bastos
Ao todo 15 mil funcionários públicos de todo o Brasil poderão participar da pesquisa

Funcionários da USP podem contribuir para uma das maiores pesquisas já feitas no Brasil

Se no início do século as doenças infecciosas lideravam o ranking de mortalidade entre os brasileiros, hoje, as doenças crônicas assumiram este posto. Só em 2003, cerca de 240 mil brasileiros foram vítimas de alguma doença cardiovascular, enquanto no ano passado, 6,9 milhões desenvolveram diabetes mellitus. Dieta inadequada? Maus hábitos de vida? Propensão genética? Afinal, que fatores contribuem, realmente, para o desenvolvimento de doenças crônicas na população brasileira?

Funcionários e aposentados da Universidade de São Paulo poderão ajudar os pesquisadores do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA) a responder a esta pergunta. A partir de abril, os voluntários se submeterão a uma bateria de cerca de dez exames, cujos resultados servirão de matéria-prima para a investigação das causas das doenças crônicas no Brasil.

O ELSA, maior estudo de seguimento no País, possui sete centros de pesquisa espalhados por todo o território nacional (além da USP, a Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Rio Janeiro). O Hospital Universitário da USP examinará o maior número de voluntários, 5 mil. Ao todo, 15 mil funcionários públicos participarão da pesquisa.

página 1 | 2 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto