PREVIDÊNCIA
Reflexões para uma Previdência justa

Antes de implementar uma nova política previdenciária, o governo brasileiro precisa refazer as contas e determinar exatamente o tamanho do déficit da Previdência Social. Para o professor Sergio Pinto Martins, que leciona Direito do Trabalho na Faculdade de Direito da USP, o rombo anunciado – que em 2001 teria chegado a 4,09% do PIB, na área da Previdência pública – é incorreto e duvidoso. “O governo divulga o que gasta no sistema mas não declara quanto efetivamente arrecada”, afirma Martins, lembrando que parte das receitas destinadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não foi repassada ao órgão nos últimos anos. “Não há déficit na Previdência Social como estão alardeando.” Segundo ele, um controle rigoroso da gestão da coisa pública e a correção de “distorções” – como o não-recolhimento pela União sobre o pagamento do servidor público – colaborariam decisivamente para o saneamento do sistema. Outro docente da USP, Tibor Rabóczkay, reage à idéia de que a aposentadoria integral dos servidores públicos é “injusta” e até “vergonhosa”. “Ao se beneficiarem do regime previdenciário público, esses servidores abrem mão do fundo de garantia e passam a contribuir numa escala cerca de dez vezes mais ampla do que a escala do INSS”, diz Rabóczkay, que atua no Instituto de Química. “Que alegação de imoralidade ou injustiça pode ser levantada contra uma escolha livre dentre dois regimes de trabalho legais à disposição de qualquer cidadão, cada um com suas vantagens e desvantagens?”
nacional>>

 



PATRIMÔNIO

O “quadrilátero da saúde” renovado

Com custos estimados em R$ 35 milhões, um projeto coordenado pela Fundação Faculdade de Medicina – já em andamento – vai remodelar a avenida Doutor Arnaldo, onde ficam unidades da USP ligadas à área da saúde. As obras incluem a modernização do prédio da Faculdade de Medicina e a criação do Pólo Cultural Pacaembu, que ocupará uma mansão projetada por Ramos de Azevedo e oferecerá cursos gratuitos para a comunidade. universidade>>

O recado de Porto Alegre ao mundo

“Um outro mundo não só é possível como está a caminho.” A frase, pronunciada pela escritora indiana Arundhati Roy durante o 3o Fórum Social Mundial (FSM), realizado em Porto Alegre (RS) nos dias 23 a 28 de janeiro, resume o estado de espírito das cerca de 100 mil pessoas presentes ao encontro. Representando 156 nações, os participantes do fórum criticaram o modelo econômico liberal e pediram um mundo mais justo e solidário. internacional>

Os Evangelhos segundo Dürer

Contemporâneo da invenção da imprensa, no século 15, o pintor Albrecht Dürer – o maior artista alemão da Renascença – foi o autor das primeiras gravuras impressas. Influenciado pela temática medieval, compôs obras que retratam cenas dos Evangelhos e do Apocalipse. Uma parte delas encontra-se hoje na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e foi tema de tese de doutorado defendida na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. especial>

 


VAMOS
em DESTAQUE
Almodóvar no Cinusp
Neste mês, o Cinusp está exibindo filmes do cineasta espanhol, entre eles o mais recente Fale com Ela, vencedor do Prêmio Globo de Ouro, além de Tudo Sobre Minha Mãe e Maus Hábitos.
Roteiro de concursos
São quatro no total: o File (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), o 13o Cine Ceará, o 21o Festival de Dança de Joinville e o 2o Prêmio Nabor Pires Camargo de música instrumental. Pág. 17.
Cursos e notas
Entre os temas dos cursos desta edição estão Medicina do trabalho, Música, Redação e Inclusão digital (pág. 18). E na pág. 19, mais cursos, agora na área de Psicologia, além de nota sobre inscrições para canto coral.
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]