CEBIMAR
A vida que vem do fundo do mar

Com barcos, redes, baldes, às vezes escafandros, jovens pesquisadores do Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP, em São Sebastião, lançam-se ao mar para retirar do fundo ou dos costões pequeninos animais, de mil formas diferentes, que depois passam a estudar em laboratório e preparar para museus, onde ficarão como testemunhos da pesquisa, à disposição de outros estudiosos. Orientados por docentes doutores, cada um tem seu projeto, geralmente financiado pela Universidade ou pela Fapesp, e juntos fazem o levantamento da biodiversidade do litoral norte paulista. Alguns participam do projeto Biota/Fapesp, outros são independentes, e todos trabalham duramente, inclusive nas férias e em fins de semana. A maioria é do Instituto de Biociências da USP, mas há também alunos de outras universidades e um grupo de São Sebastião, a primeira turma de biólogos do município. Há 40 anos o Cebimar, um instituto especializado, está incorporado à USP.
especial>>


GUERRA

Uma guerra mais longa

É isso o que o presidente americano George W. Bush afirmou na última quinta-feira, dia 20, meia hora após as primeiras bombas começarem a cair no Iraque. A guerra que muita gente não queria “é uma insânia”, na opinião do cientista político da USP Gabriel Cohn, e vai obrigar o Brasil a rever suas estratégias e planos de governo, garante o professor Braz José de Araujo, do Naippe. As reações contrárias em todo o mundo foram imediatas. “O governo brasileiro lamenta profundamente o início das operações militares no Iraque”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em nota oficial. internacional>>


Alckmin anuncia o novo campus

O governador Geraldo Alckmin anunciou oficialmente no dia 18 passado, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, a criação do novo campus da USP, que ocupará uma área de 1.250.000 metros quadrados do Parque Ecológico do Tietê – equivalente a 80% do Parque Ibirapuera. Ali será instalada a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), que oferecerá 1.000 vagas em vários cursos, ainda não definidos. O primeiro vestibular para o novo campus poderá se dar no meio ou no final de 2004. universidade>


Perdas e ganhos no orçamento

Os repasses do ICMS à USP, em 2002, foram marcados por altos e baixos. Até agosto, a queda na arrecadação resultou em perdas de R$ 28 milhões para a Universidade. A partir de setembro, houve recuperação das perdas e o orçamento previsto foi superado em cerca de R$ 40 milhões. Esses são alguns dados do balanço feito ao Jornal da USP pelo professor Adilson Carvalho, da Coordenadoria de Administração Geral (Codage) da USP. Em entrevista, Carvalho comenta o comprometimento da folha de pagamento dos funcionários ativos e inativos, a contratação de servidores não-docentes e as expectativas orçamentárias para este ano. universidade>

 
 

 

Bosi é o mais novo imortal da ABL

Alfredo Bosi, professor e vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Foi eleito na tarde do dia 20, quinta-feira, com 27 dos 38 votos. Bosi vai ocupar a cadeira antes ocupada pelo cardeal dom Lucas Moreira Neves.

Emocionado, Bosi aguardou a notícia entre amigos no Rio de Janeiro. Estava na casa do presidente da instituição, o poeta Alberto da Costa e Silva, quando ficou sabendo do resultado. “Eu realmente não esperava ser indicado e eleito. Foi uma surpresa”, afirmou. “Sou filho da Universidade de São Paulo. Leciono há 42 anos e divido esse mérito com a USP.”

Bosi disse que pretende ser a ponte entre a Universidade e a Academia Brasileira de Letras. “Terei a oportunidade de estreitar os contatos com os poetas, escritores e, quem sabe, desenvolver novas pesquisas, aprender e ensinar mais.” Na próxima edição, o Jornal da USP trará uma entrevista com Alfredo Bosi.

 


VAMOS
em DESTAQUE
Mostra do Audiovisual
De terça a domingo acontece a 15a edição da “Mostra do Audiovisual Paulista”, no Centro Cultural Banco do Brasil. São produções de nomes consagrados e novos autores, além de retrospectiva de documentários.
Concursos de cinema
Um roteirista será revelado no concurso promovido pela produtora do cineasta Fernando Meirelles; e a melhor crítica do filme Dois Perdidos Numa Noite Suja, de José Joffily, será publicada. Há ainda um concurso internacional de fotojornalismo.
Roteiro de cursos
São várias as opções, entre elas o ciclo de palestras, gratuito, sobre os ecossistemas costeiros no Instituto de Biociências, além do Simpósio de Controle Biológico.
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]