Sem medo do PIB mais baixo


As novas estimativas para o PIB do Brasil em 2005 – que foram revistas para baixo, caindo para até 2,5% – não preocupam o professor Heron do Carmo, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Lembrando que existe uma “dificuldade natural” em estimar esses dados, o professor acredita que uma estimativa próxima dos 3% “não é tão ruim assim” e não impede a retomada do crescimento. Para Heron do Carmo, as projeções de redução foram influenciadas pela recente divulgação dos números do início do ano, quando realmente a economia brasileira “perdeu o ritmo”. Nos primeiros três meses de 2005, o PIB cresceu 2,9% em relação ao mesmo período de 2004, mas teve variação de apenas 0,3% em comparação com o último trimestre do ano passado. “Isso não quer dizer que os resultados mais à frente não recuperem os anteriores”, diz. Embora tenha registrado o menor PIB entre os chamados países emergentes – entre eles Chile, China, Índia e México –, o Brasil apresenta vantagens em relação a essas nações, segundo o professor. “Esses países conseguiram fazer reformas na economia muito mais rapidamente do que o Brasil, mas neles pode ter havido descompasso entre a política e a economia”, acrescenta. “O Brasil é mais lento, mas mais sólido, o que acabará trazendo frutos.” Heron do Carmo acredita que mesmo a atual crise política não está trazendo conseqüências muito prejudiciais à economia, o que demonstra a maturidade das instituições. “Estávamos perdendo o jogo de muito, empatamos e agora podemos virar.”
nacional>>




 



Naomi visita a USP Leste

“Vocês precisam estudar muito e, além das aulas normais, fazer cursos extracurriculares de fins de semana, porque a área da moda é extremamente competitiva e cara. O trabalho tem que ser criativo e executado dentro de orçamentos predeterminados.” Esse foi o conselho dado pela modelo norte-americana Naomi Campbell aos alunos do curso de Tecnologia Têxtil e da Indumentária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP Leste. A top model, que estava no Brasil para participar da São Paulo Fashion Week, visitou o campus Leste da USP no dia 29 de junho, ao lado do governador Geraldo Alckmin. Depois de conversar com os estudantes, Naomi percorreu as instalações do campus, sempre acompanhada por dezenas de repórteres e
fotógrafos.
cultura>>



Ciência e cultura no interior


O Projeto Estação USP – que promove nas férias de julho uma série de atividades em cidades do interior – chega à sua 4a edição com uma variada programação, prevista para ocorrer em Brotas, Mococa, São Carlos, São Pedro e São Sebastião. Teatro, cinema, esportes, ecologia marinha e astronomia são as áreas a que estão ligadas as atividades oferecidas neste ano. “Esta é uma das formas de a Universidade dar um retorno ao contribuinte”, afirma o jornalista Lupercio Tomaz, diretor da Divisão de Relações Públicas, Marketing e Publicidade da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), responsável pelo Estação USP. O lançamento da 4a edição do projeto será no dia 11 de julho, às 19 horas, no Paço das Artes, na Cidade Universitária, em São Paulo.
vamos>>







Crianças vivem a arqueologia


Cestos de carga usados pelos panarás, índios hoje instalados no Parque Nacional do Xingu, conhecidos como “gigantes” por ter altura média de 1,80 metro; bonecas modeladas em cerâmica, com que brincam as meninas carajás, povo que habita a Ilha do Bananal, no Tocantins; ralador de mandioca e milho enáuenê-nauê, tribo do Mato Grosso; arco e flecha nambiquara, de Rondônia. Esses são alguns instrumentos que crianças de 5 a 10 anos poderão conhecer nas oficinas que o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP realizará nos dias 5, 14, 20 e 26 de julho, dentro de sua programação de férias. As crianças manusearão os objetos e participarão de escavações simuladas.
cultura>>






VAMOS
em DESTAQUE

Duas almas boas de Setsuan

São duas montagens do texto de Bertolt Brecht, A Alma Boa de Setsuan, que conta a história da prostituta Chen Te que acolhe em sua casa três deuses disfarçados de homens que, agradecidos, a presenteiam com ouro.

 

Vilanova Artigas

O mestre da arquitetura brasileira João Batista Vilanova Artigas, que executou cerca de 700 projetos – muitos deles paulistanos como a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, onde lecionou durante anos – tem uma obra ainda hoje pouco conhecida no Paraná, sua cidade natal.

 

Cinético_digital

A partir desta terça entra em cartaz a mostra “Cinético_ Digital”, que revê a trajetória da arte e tecnologia, dos primeiros trabalhos nos anos 60 de Abraham Palatnik com seus Objetos Cinéticos, Waldemar Cordeiro e suas versões para Retrato de Fabiana, e as holografias de Julio Plaza até produções atuais de 27 artistas e coletivos.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]