Veto mantido, verba liberada


A Assembléia Legislativa manteve o veto do Executivo ao artigo 4 da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que aumentava os recursos para a educação superior, mas o governador Geraldo Alckmin se dispôs a destinar às universidades públicas, em 2006, o equivalente a 9,67% – pouco mais que os 9,57% repassados nos últimos anos – e avançar progressivamente até alcançar, em 2009, 9,92%. Segundo o deputado Renato Simões, líder do PT, é a primeira vez, desde a implantação da autonomia universitária, em 1989, que a LDO deixa de estabelecer um porcentual para as universidades públicas, e isso representa derrota para a autonomia. Os reitores da USP, Unesp e Unicamp consideram que o aumento de recursos é necessário para manter a expansão de cursos. Desde 2001 foram abertas mais de 5.500 vagas.
nacional>>







Os reitoráveis e seus projetos


Os cinco professores doutores que concorrem à eleição para reitor da USP, no dia 25, em primeiro turno, e 8 de novembro, em segundo, apresentam projetos de administração com muitos pontos em comum. Suely Vilela, pró-reitora de Pós-Graduação, Adilson Avansi de Abreu, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Hélio Nogueira da Cruz, atual vice-reitor, Antonio Massola, coordenador da Coordenadoria do Espaço Físico, e Sedi Hirano, diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, propõem maior internacionalização da Universidade, fortalecimento da função social da instituição, voz mais ativa aos órgãos centrais e garantia constitucional de recursos financeiros, a fim de assegurar plena autonomia às universidades públicas. Leia também um balanço das principais realizações da atual gestão.
universidade>>




Como e onde nasce a ciência


Desta segunda-feira, dia 3, até domingo, as mais variadas formas de produção de ciência estão à disposição do público em todo o País. É a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da área, com abertura de laboratórios de pesquisa, oficinas, exposições, palestras e visitas monitoradas a museus, num total de mais de 2.500 atividades. Participam da programação várias unidades da USP, inclusive a Estação Ciência, na Lapa.
universidade>>



A redemocratização em revista


A Revista USP comemora os 20 anos de redemocratização do Brasil com dossiê dedicado ao assunto. Mas será correto considerar a eleição indireta de Tancredo Neves, em 15 de janeiro de 1985, o marco do novo tempo? Ou o melhor critério seria a eleição, desta vez direta, do presidente Fernando Collor de Mello? Esse e outros aspectos são analisados por especialistas e participantes da política do período, como Oliveiros S. Ferreira, Jarbas Passarinho, Miguel Reale Júnior, Alain Touraine e Paulo Markun.
cultura>>





VAMOS
em DESTAQUE

Mais exposições

Entre elas, três no Paço das Artes que retratam as inquietações da arte contemporânea; no Museu Paulista, reunindo brinquedos e brincadeiras das décadas de 30 e 40; e no Instituto Moreira Salles, com retratos feitos por
Alice Brill.

 

Programação musical

O Tuca comemora 40 anos com vários shows: nesta semana, o espetáculo “Por um Amor Maior” reúne os músicos Francis Hime e Eduardo Gudin e as vozes de Olívia Hime e Vânia Bastos. Também há uma exposição com ícones da MPB fotografados por Mário Luiz Thompson.

 

Sartre em debate

Evento no Centro Cultural Banco do Brasil propõe a reflexão e o diálogo sobre um dos maiores pensadores do século 20. Haverá lançamento de livro, exibição de filmes inéditos, leituras dramáticas e seminário, com a presença de intelectuais brasileiros e estrangeiros.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]