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Volkswirtschaftliche Effekte von Maßnahmen zur Steigerung der Energieeffizienz und des Anteils Erneuerbarer Energien in den österreichischen Klima- und Energiemodellregionen: Modellierung der gesamtwirtschaftlichen Effekte auf regionaler Ebene (Macroeconomic effects of exploiting energy efficiency and renewable potentials in Austrian climate and energy model regions: Modelling of macroeconomic effects at the regional scale)

Resumo

The work comprises participation in the following tasks of the project: (i) extending the spatial CGE-model for Austria, Sindelar 10, to include a labor market and a household income block; (ii) testing the robustness and plausibility of simulations carried out with Sindelar 10; (iii) adapting Sindelar 10 for the simulation task at hand in the project; (iv) running simulations for estimating the regional economic effects of exploiting energy efficiency and renewable potentials; and (v) writing up a research report documenting the model and the simulations.

Coordenador

Eduardo Amaral Haddad

Período

2012

Financiamento

Österreichische Institut für Wirtschaftsforschung (Austrian Institute for Economic Research)


The ARZ Project

Resumo

“The ARZ Project” is an ongoing project that aims to develop a spatial computable general equilibrium (CGE) model for Lebanon. The different steps involved in the process of model building (specification, calibration, implementation) will provide an opprotunity to better understand the functioning of the Lebanese regional economies within an integrated system. As part of the project, a fully specified interregional input-output database will be developed under conditions of limited information. Such database is needed for future calibration of the CGE model. Three articles are expected as deliverables:

1. Progress on the Development of an Interregional Computable General Equilibrium Model for Lebanon: The Input-Output System
2. Spatial Perspectives of Improving Competition in Lebanon
3. The Regional Economic Consequences of Bombing Lebanon

The project is an initiative involving researchers from the Regional and Urban Economics Lab at the University of São Paulo (NEREUS).

Coordenador

Eduardo Amaral Haddad

Período

2011-2012

Financiamento

NEREUS


Modelagem Econômica para Subsidiar o Projeto de Reavaliação de Estimativas e Metas do PNLT

Resumo

Este estudo tem como objeto a execução de pesquisa na área de economia relativa à reavaliação de estimativas e metas do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT e o desenvolvimento e implantação da sistemática para avaliação da evolução de portfólio e monitoramento dos fluxos de transportes e suas repercussões socioeconômicas.

Coordenador

Eduardo Amaral Haddad

Período

2010-2011

Financiamento

Consórcio LOGIT-GisTran (através da FIPE)


Estudo dos Impactos das Mudanças na Distribuição de Renda sobre a Demanda de Energia Elétrica no Brasil

Resumo

Propõe-se neste trabalho analisar as perspectivas futuras da demanda de energia elétrica no Brasil, com especial ênfase na chamada demanda residencial, que por conta das transformações que vem ocorrendo no sentido de uma melhor distribuição pessoal de renda no país, é um dos segmentos que potencialmente podem sofrer grandes impactos nos padrões e nos níveis de consumo desse energético.

Pretende-se realizar este estudo através da aplicação conjugada de dois modelos. O primeiro denominado de EFES, desenvolvido por pesquisadores da FIPE, permitirá construir alternativos cenários prospectivos possíveis para a economia brasileira, com horizonte até o ano de 2020, desagregados por setores de atividades, por regiões do país e por classes de renda das famílias. Esse modelo permite avaliar quais são os impactos finais sobre a economia e sobre as variáveis setoriais, regionais e distributivas, levando em conta não apenas os chamados efeitos de primeira ordem, mas também os desdobramentos desses efeitos iniciais sobre outros agentes e setores, produzindo-se assim o efeito final e abrangente de cada caso considerado.

O segundo modelo a ser utilizado no estudo terá como objetivo a quantificação das demandas dos diferentes tipos de energéticos implicadas por cada um dos cenários econômico e social gerados no modelo anterior, com especial ênfase na energia elétrica em geral e de uso residencial. Este modelo é denominado LEAP (Long-range Energy Alternatives Planning system), e foi desenvolvido pelo Tellus Institute de Boston (EUA) e Stokholm Environment Institute (SEI). Ele permite simular de forma integrada a demanda de energia dos diversos setores da atividade econômica e a oferta das principais fontes de energia nos centros de transformação, bem como oferece a possibilidade de gerar cenários energéticos consistentes, através de sua vinculação com as projeções das variáveis econômicas e sociais do modelo EFES.

Coordenador

Eduardo Amaral Haddad e Wilson Rabahy

Período

2008-2009

Financiamento

Eletrobrás (através da FIPE)


Perenização do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT: Incremento na Compatibilização Metodológica dos Modelos de Macroeconomia e de Simulação de Transportes e Adequação Metodológica e Atualização das Projeções de Carga Geral

Resumo

O objeto deste estudo é a realização de levantamentos e análises que permitam maior convertibilidade dos resultados do modelo EFES para utilização em modelos de simulação de transportes de quatro etapas.

Na modelagem EFES, os números resultantes de estudos econômicos setoriais normalmente são valores monetários, do que resulta que os números apurados pela FIPE para o PNLT estão expressos em reais. Números resultantes de estudos em transportes primordialmente são valores de quantum, do que resulta que os números apurados pela modelagem de transportes para o PNLT estão expressos em toneladas. Neste cenário, deverá ser efetuada análise detalhada de cada setor e subsetor econômico considerado no modelo EFES e seu rebatimento nos produtos normalmente utilizados nos modelos de transportes.

Paralelamente a este esforço, constitui-se como objeto adicional deste estudo a realização de levantamentos, pesquisas de campo, análises e entrevistas que ajudem na compreensão da questão da alocação modal da carga geral e identifiquem parâmetros e variáveis que possam alimentar o processo de simulação e modelagem de transportes, de forma a permitir a alocação modal da carga geral em termos tecnicamente mais realistas e consistentes.

Levantamentos complementares também deverão ser feitos no sentido de melhor ajustar os fatores de conversão de carga geral para toneladas, considerando as diferentes especificidades e valores de produção que podem ser agregados sob o termo genérico “carga geral”.

Além disso, o estudo deverá indicar medidas passíveis de serem tomadas pelo governo no sentido de indução da transferência de fluxos de carga geral do modal rodoviário para os demais modais, na busca da maior racionalidade da matriz de transporte nacional. Tais medidas poderão ocorrer tanto no âmbito dos usuários quanto no dos operadores de transporte.

Por último, considerando-se a atual disponibilidade de uma nova base de dados de Contas Nacionais, ano-base de 2004 – durante sua elaboração o PNLT dispôs apenas do ano-base 2002 – o estudo deverá providenciar essa necessária atualização.

Coordenador

Eduardo Amaral Haddad

Período

2008-2009

Financiamento

Centro de Excelência em Engenharia de Transportes - CENTRAN (através da FIPE)


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