O objetivo geral do estudo foi a avaliação de estratégias de intervenção pública e privada, com um horizonte de 20 anos, no intuito de lograr a articulação física do Estado e a reorganização de suas cadeias logísticas. Como principal produto, obteve-se um portfólio de projetos no setor de Logística de Transportes, no território do Estado de Minas Gerais, com maior impacto em dimensões socioeconômicas pré-selecionadas, considerando-se estimativas iniciais de custos de cada projeto da carteira para viabilizar uma hierarquização que considerasse, além dos impactos socioeconômicos, o retorno sobre o investimento do Tesouro Estadual. O objetivo específico de preparar a estrutura governamental do estado de Minas Gerais para a implantação do Plano foi igualmente priorizado. Nesse sentido, foi necessário conceber um modelo de gestão pública setorial, condizente com os novos paradigmas de desenvolvimento da logística e dos transportes no Estado, devidamente amparado no arcabouço institucional, legal e administrativo vigente.
Carlos Roberto Azzoni
Eduardo Amaral Haddad
2006-2007
Fundação João Pinheiro (através da Fipe)