Este projeto de pesquisa pretende preencher algumas das lacunas, principalmente de natureza metodológica, associadas aos desenvolvimentos recentes de modelos inter-regionais de equilíbrio geral para o Brasil. Como produtos principais, serão elaborados artigos específicos sobre os tópicos abaixo arrolados. Dentre as áreas a serem abarcadas, pretende-se avançar em desenvolvimentos nos seguintes tópicos:
1. Integração de modelos IEGC com modelos de energia: considerando que o espaço pode ser um elemento importante para a análise de política energética, pretende-se apoiar na experiência brasileira na construção e aplicação de modelos IEGC para introduzir elementos espaciais na análise de política energética brasileira.
2. Integração de modelos IEGC com modelos de transporte: dando continuidade a uma linha de pesquisa já em curso, pretende-se explorar características multimodais dos sistemas de transportes em um contexto de modelos espaciais EGC para análise de políticas de logística e transporte.
3. Integração de modelos IEGC com modelos climáticos: o objetivo principal é desenvolver uma metodologia integrada de projeção de impactos econômicos de mudanças climáticas e políticas de adaptação e mitigação (controle e taxação de emissões de carbono) no Brasil, considerando explicitamente suas diversas escalas territoriais (macrorregiões, estados e municípios). Pretende-se articular as projeções de alterações climáticas a modelos socioeconômicos, de forma que uma análise integrada dos impactos econômicos desses fenômenos possa ser efetuada. A partir daí, políticas de adaptação e mitigação no Brasil podem ser simuladas. O núcleo central da modelagem a ser utilizada será um modelo de equilíbrio geral compútável (EGC) capaz de lidar de maneira consistente com a integração com outros modelos, a serem desenvolvidos pelos pesquisadores e instituições envolvidos na criação do INCT de Mudanças Climáticas, onde coordeno o grupo de “Economia das Mudanças Climáticas”.
Eduardo Amaral Haddad
2011-2014
CNPq (Produtividade em Pesquisa PQ – 2010)