Agricultura moderna : The Vertical Farm

Considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo, os Jardins Suspensos da Babilônia, atual região do Iraque, foi construído no século VI A.C a mando do rei Nabucodonosor em homenagem a sua esposa Amitis. Os Jardins eram compostos por cerca de seis terraços estruturados em pavimentos sobrepostos, apresentando desta forma a ideia de serem suspensos. Segundo os historiadores era possível encontrar nele arvores frutíferas, plantas exóticas, flores e inclusive animais.

Onde o Engenheiro de Biossistemas se encaixa nisto tudo?

Pyramid Farm by Eric Ellingsen and Dickson Despommier
Devido as constantes instabilidades climáticas, o mundo vem adotando sistemas de produção que utilize cada vez mais ferramentas tecnológicas, por exemplo, as Greenhouse ou estufas de produção em ambiente controlado que além da possibilidade de produzir alimento fora de época pode ser implantado em diferentes lugares, visto que as variáveis responsáveis pelo desenvolvimento das plantas são monitoradas e controladas. Entre outras vantagem do cultivo em    ambiente The Living Skyscraper Farming the Urban Skyline by Blake Kurasek.protegido pode ser citado a produção próxima ao mercado consumidor, reduzindo desta forma os custos com transporte, armazenagem e perdas devido a deterioração durante o transporte e armazenagem.

Chegamos ao tema do texto: fazendas verticais!

E o que são elas?

Segundo o Professor Dickson Despommier da Universidade da Columbia, é uma tecnologia que faz uso dos conceitos e práticas adotadas em sistema de estufas, porém no formato de edifício de vários andares que se transforma em campos agrícolas verticais.

Seu sistema de produção conta com iluminação gerada por LED’s como substituto da luz solar para realização da fotossíntese, sistema de controle via computadores com capacidade capturar mais de 160 mil informações por segundo determinando a quantidade exata de ciclo e espectro Imagem internetde cor da luz que seja ideal para a planta, assim como a água, de modo que nenhum recurso seja desperdiçado e a planta não seja subnutrida nem super exposta, coloca John Van Gemert, engenheiro do PlantLab, laboratório de alta tecnologia que apresenta este conceito como revolucionário no cultivo de frutas, verduras e flores.

Segundo o gerente da PlantLab, o engenheiro Michel Kers, com o uso dessa tecnologia, é possível economizar energia e água, melhorando o desempenho e a produtividade das plantas, no qual para cada cultura é estabelecida uma receita onde a exposição à luz, a temperatura e a quantidade de água variam, outra vantagem é que como as unidades têm variáveis interna controlada, as fazendas verticais podem ser instaladas em qualquer lugar do planeta, The Living Skyscraper Farming the Urban Skyline by Blake Kurasek independente do clima. Dr. Despommier adiciona em uma entrevista dada à ABC News que fazendas verticais climatizadas com LED’s e sistemas de controle precisos não apenas consume menos energia, menos água e menos espaço do que a agricultura tradicional, mas também reduzir a imprevisibilidade da nossa alimentação, cultivos realizados neste ambiente não estão à mercê das secas, chuvas torrenciais, geadas inesperadas, e pragas, reduzindo desta forma o perigo de escassez de alimentos e a geração de resíduos.

Dickson Despommier é Professor Emérito da escola Colúmbia de Saúde Pública e Professor adjunto de estudos urbanos na Fordham University. Ele foi pioneiro no conceito de agricultura vertical começando com uma aula de graduação que lecionou em 1999. Ele ajudou a desenvolver o conceito através de palestras em várias Universidades e tem aparecido com destaque na imprensa devido seu trabalho e a publicação de um livro sobre o assunto, intitulado a fazenda vertical.
Professor Despommier acredita que as fazendas verticais podem ser a solução para produção de alimento saudável e passível de maior distribuição no futuro e ele afirma ainda que esta forma de agricultura moderna poderia salvar o mundo visto que o crescimento da população global começa a dominar a oferta de alimentos. PlantLab .
“Um agricultor de ambiente protegido e controlado não reza pela chuva”, disse Despommier, pois algumas das técnicas são baseadas em aeroponia, que usa o ar ou vapor de água sem solo para nutri a planta, hidroponia, onde as plantas PlantLab ..absorvem os nutrientes da solução nutritiva, também sem a utilização de solo.

Para melhor discutir o assunto foi realizado no dia 26 de Setembro de 2012 no campus Hyattsville da Universidade de Maryland a “Challenges in Vertical Farming”, conferencia sobre os conceitos envolvidos nas fazendas verticais, tais como cultivo de plantas submetidas à luz de LED, sistema de manejo robotizado, aeroponia e hidroponia, cobertura para cultivo em estufa, economia agrícola e também questões de regulamentação para comercialização.

Em breve retornaremos com este tema.

[1] http://www.verticalfarm.com/designs

[2] http://www.plantlab.nl/4.0/

[3] http://abcnews.go.com/US/vertical-farming-solution-growing-global-food-insecurity/story?id=13463122#.UM5jzuQ716i